Pacific Rim - Os Maiores Erros e as Maiores Parvoíces

Um dos principais blockbusters de 2013 foi o filme sci-fi "Pacific Rim"/ "Batalha do Pacífico", de Guillermo Del Toro, que sempre prometeu ser uma gigante mistura entre "Transformers" e "Godzilla". É verdade que o Sr. Del Toro cumpriu com a promessa de entregar um filme visualmente espetacular, mas infelizmente este seu caro projeto foi bastante afetado pelo seu guião de porcaria que, infelizmente, acabou por transformar esta mega-produção numa das maiores desilusões do ano. Já AQUI falamos genericamente das falhas do filme, mas convém ressalvar algumas das suas maiores falhas narrativas, por isso se ainda não viu o filme não leia este texto, já que este contém muitos spoilers.

1º - O Plano dos Governos Mundiais
O plano dos governos e organizações mundiais para combater os Monstros Dimensionais (Kaiju ) com Robots Gigantes (Jaeger) foi muito bem pensado, aliás tinha toda a lógica, já que os robots gigantes eram aparentemente a forma mais segura e possivelmente mais eficaz de combater a grande ameaça dimensional que pairava sobre o futuro da Terra, mas após vários anos de sucesso com esta estratégia, os líderes mundiais decidiram estragar tudo. O que é que eles decidiram fazer? Pelos vistos, o Programa Jaeger era demasiado caro e, apesar de ter vindo a apresentar bons resultados e de, supostamente, nada ser mais importante que a segurança mundial, os líderes decidiram poupar e preferiram acabar com os robots gigantes, para assim poderem direcionar todos os múltiplos recursos financeiros globais para a construção de uma muralha exageradamente enorme à volta da falha dimensional por onde saem os monstros (mas não na fronteira, bem longe até da fronteira da falha). Esta muralha seria, na teoria, indestrutível e deveria por isso manter facilmente a salvo tudo o que estivesse atrás dela, mas não é que da primeira vez que um Kaiju aproxima-se da muralha consegue destruí-la com toda a facilidade. De que era feita esta muralha? É porque não aguentou nem uma hora, apesar de ter custado biliões de dólares e de ser, supostamente, a grande esperança humana de sobrevivência

2º - O Excelente Local de Pesca
Qual é o melhor sítio para pescar no universo “Pacific Rim”? Segundo parece, o grande sítio para pescarias é mesmo por cima da falha dimensional por onde saem monstros gigantes que costumam destruir grandes cidades, porque só isto pode explicar o facto de um barco de pesca ter-se aproximado tanto de um sítio perigosíssimo de onde saem monstros gigantes com alguma regularidade. Será que leram mal o mapa?

3º - As Filmagens a Preto e Branco
Será que os vídeos de laboratórios só podem ser gravados a preto e branco? É porque só assim se explica porque é que todos os vídeos que mostram as primeiras experiências do Programa Jaeger são todos a preto e branco. Será que não seria mais eficaz fazer vídeos a cores?

4º - A Altura dos Jaeger na Água
Durante todo o filme, os Jaeger parecem mudar de altura consoante o jeito que dá ao realizador (Guillermo del Toro). Isto é particularmente notório durante as sequências de combate que os Jaeger têm na água, já que na mesma cena podemos ver os Jaeger com água pelos joelhos, e no frame imediatamente a seguir ele já está com a água pelo torso. É uma questão de profundidade e irregularidade do fundo do mar? Têm razão, por essa lógica a sequência de combate inicial nem deveria existir, já que a altura do Jaeger é claramente inferior à profundidade do local onde está a combater o Kaiju.

5º - As Armas dos Jaeger
Os Jaeger são as máquinas de guerra mais evoluídas de sempre, por isso é natural que tenham armas mega avançadas que, como é óbvio, consigam eliminar facilmente os monstros gigantes, porque afinal de contas foi para isso que os Jaeger foram criados. Então porque é que as pessoas que estão dentro dos Jaeges insistem em lutar corpo a corpo com os monstros? E quando decidem usar as armas magníficas de que dispõem, porque é que estas têm sempre alguma falha incrível que, um pouco mais tarde, desaparece quase miraculosamente, como acontece por exemplo com o grande canhão de energia, que umas vezes carrega de forma instantânea, mas doutras vezes demora séculos a estar pronto. E porque é que um Jaeguer está equipado com uma espada em vez de estar equipado com canhões mais rápidos?

6º - Uma Simples Questão de Lógica
Se a fenda dimensional por onde saem os monstros está restrita a um sítio, porque é que ninguém se lembrou de construir uma muralha (mais pequena que a que foi construída mas muito mais forte, já que se limitaria apenas às fronteiras da falha) à volta dessa fenda, sendo que partes dessa muralha deveriam estar equipadas com Jaegers que estariam sempre prontos a destruir qualquer Kaiju que saísse da fenda, antes que este tivesse tempo para destruir cidades. E se os Jaeger são assim tão caros, porque é que não poderiam equipar essa muralha com milhares de canhões de energia direcionados para a fenda? Assim sempre que um Kaiju aparecesse levava com uma bola de energia na cara. Não seria mais rápido e até mais seguro para todo o mundo?

7º - O Jaeger Chinês
É sempre fixe pôr um robot gigante com três braços na equação, mas nunca ninguém nos explica como é que os chineses conseguiram pôr a funcionar um Jaeger especial, quando a teoria por detrás dos robots gigantes diz-nos que é impossível pôr um terceiro braço num Jaeger, já que mesmo com três pilotos, todos eles têm que imitar os mesmos gestos para o Jaeger se mover. Que raio de humano é que tem três braços? E se os chineses conseguiram adicionar um braço, porque é que os outros países também não adicionaram outras coisas mais eficazes e destrutivas aos seus Jaegers?

8º - A Inteligência dos Kaijus
O filme gosta de nos fazer crer que os Kaijus são burros que nem uma porta, não só porque são meras cópias, mas sobretudo porque não são guerreiros lá muito eficazes. É verdade que são destrutivos (exceto aquele que anda por Hong Kong quase sem destruir a cidade), mas todos eles nunca utilizam os seus maiores poderes para derrubarem os Jaegers, muito pelo contrário, em vez de tarem sempre a dar-lhes com ataques especiais estão sempre às dentadas, porque pelos vistos os Kaiju também adoram o combate corpo a corpo, apesar deste não ser tão eficaz. Os Kaijus são portanto muito burros, mas pelos vistos um deles consegue ser esperto o suficiente para enganar em Hong Kong um Jaeger, já que consegue esconder-se com alguma facilidade e com toda a tarnquilidade. Se é assim tão burro, não deveria apenas limitar-se a destruir a cidade sem se preocupar com a sua localização?

9º - A Inteligência dos Cientistas
As personagens de Charlie Day e Burn Gorman (Newton e Hermann) descobrem, a dada altura, que o plano que foi idealizado para lidar de vez com os Kaiju não poderá resultar, mas em vez de pegarem num telemóvel e de ligarem (ou mandarem uma mensagem) decidem contar pessoalmente o que descobriram ao chefe da missão. Não haveria uma forma mais eficaz?

10º - A Batalha Final
O facto do Gipsy Dandger sobreviver a uma explosão gigantesca de uma bomba atómica capaz de destruir um país inteiro é impressionante, porque se bem se lembram os Jaegers são feitos de materiais resistentes mas maleáveis, não propriamente de materiais ultrarresistentes que consigam resistir sem qualquer problema à explosão próxima de uma bomba tão poderosa. E o Kaiju Nível 5? Como é que ele conseguiu sobreviver à explosão quase sem mazelas? Se os Jaegers derrotam os Kaiju Nível 4 com um canhão de energia, como é que um Nível 5 resiste ao quíntuplo da força? E como é que ninguém, em tanto tempo, se lembrou de por em prática o plano de fechar o buraco dimensional? Foi preciso aparecer um Kaiju Nível 5 para se lembrarem de arrebentar por dentro com a falha dimensional? Não era óbvio?

11º -. O Fascínio Pelos Helicópteros
Para além dos Jaegers e dos Kaijus, "Pacific Rim" também parece ter um fascínio claro por helicópteros, já que estes estão sempre presentes em quase todas as sequências de combate do filme, seja para transportar pessoas, seja para transportar Jaegers. A única coisa que me chateia é que um Jaeger super funcional e avançado precise de um helicóptero para avançar cinco metros (Baía de Hong Kong), ou que sejam precisos dezenas de helicópteros para resgatar duas pessoas no meio do mar. 

Enviar um comentário

13 Comentários

  1. Uma outra falha foi o fato de só o jaeger americano fazer alguma coisa, enquanto os outros jaegers são totalmente inúteis, o chinês ficou com uma ideia de ser um "xing ling", um genérico falsificado que não presta para nada, o russo parece que foi feito na década de 40, totalmente sucateado e obsoleto, e a unica coisa que o australiano fez foi de explodir.

    ResponderEliminar
  2. A profundidade média dos oceanos é 3.000 metros, e sempre que um Jaeger cai na água ela bate na canela dele... Me pergunto como ele cabe em pé nas bases militares....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo o que eu vi no filme não achei nada estranho, até pq na primeira Batalha foi em uma área costeira ou vc acha que o jeager veio andando do meio do oceano Pacífico até a Costa?

      Eliminar
  3. Como diz no tópico a respeito da Batalha que acontece na Bahia de Hong Kong, pode acontecer sim variações do nível de profundidade, estão descartem o que o autor do texto impôs. Sobre a área pesqueira não é pq existe uma fenda onda saem monstros que as atividades humanas deverão ser extintas, mais uma teoria do autor que pode ser descartada. Sobre o canhão de energia que o Jaeger, não é pela velocidade que a arma é efetuada e sim pela concentração e acumulação de energia para definir o poder, rapidez nos desparos menor poder, concentração no disparo maior poder.

    ResponderEliminar
  4. Cara, você até começou bem, mas depois parece que você se quer viu o filme.

    1º: Tem razão, trocaram uma solução que estava difícil, mas ainda viável, por algo imbecil. Desativaram a única coisa que estava parando os Kaijus, mesmo que a duras penas, por uma muralha, que mais parece ser feita de lego.

    2º: É a partir daqui que chego a conclusão que você pouco prestou atenção no filme. O filme deixa claro que os Becket estão no Alasca, que tem no seu litoral, o Mar de Bering, um famosíssimo local de pesca. Na cena dos pescadores no barco, deixa claro que eles estão próximos ao porto, ou seja, eles não estão em cima da Fenda como você sugere.

    3º: Até entendo o que quer dizer, mas acho que é apenas uma dramatização escolhida pela produção/direção; fazer uma certa referência aos testes da Guerra Fria, que nem sempre foram "convencionais", assim como os mostrados no filme, levando os testes da neuroconexão ao limite do corpo humano.

    4º: Concordo com a parte de que é muito dúbio a altura dos Jaegers, porém, você fala da batalha inicial, mais uma vez, repito: o filme deixa claro que eles estão próximos ao litoral, onde seria plausível a altura mostrada.

    5º: Realmente, forçar o corpo a corpo ao invés de usar canhões é complicado. Porém, nas batalhas mostradas no filme, mostrou-se que não é simples mirar e atirar em um Kaijuu, provavelmente sendo necessário um contato corpo a corpo antes de utilizar as armas realmente destrutivas. Sobre a espada: mais uma vez, parece que você não prestou atenção no filme. O filme deixa explícito que eles usam a espada porque a munição dos canhões acabou. O Railegh diz que ambos os canhões estão de pentes vazios, aí a Mako diz que eles tem outra arma. A Espada nada mais é do que um recurso extra, caso suas balas tenham acabado. Vai ver no exercito, se os soldados não carregam uma faca de combate pra quando necessário e/ou as balas acabarem. Usa a cabeça, cara. E outra: a espada se mostrou deveras efetiva.

    6º: Ah, claro. Realmente é super lógico e fácil, construir uma puta de uma muralha dentro do oceano, com quilômetros de profundidade. Assim como é super fácil fazer canhões acertarem um bicho saindo de um buraco à quilômetros de profundidade. Tu é burro ou se faz, caralho?

    7º: Não sei de onde você tirou que é impossível por um terceiro braço. única coisa que se diz "impossível", é controlar um Jaeger sozinho. E as aspas é justamente porque o Railegh e o Marechal (personagem do Idris Alba que não lembro o nome) conseguem fazer isso excepcionalmente. A teoria por trás do Jaeger dos chineses, é que cada piloto controla um braço. Provavelmente, dois dos pilotos fazem o que todos os outros fazem em Jaegers de dois pilotos, e o terceiro apenas controla um braço extra. Não parece ser nada excepcional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1° Sobre os governantes
      Era admissível que líderes mundiais parassem de investir nos robôs por serem caros, visto que algumas vezes sofreram revezes e construí-los ou reconstruí-los demandava muita grana E por isso optaram pela Muralhas Os Líderes Mundiais são Políticos e pensam sempre numa maneira mais fácil para resolver situações mesmo, sem terem conhecimento algum. Não sei qual a surpresa, no Brasil é assim ;

      Eliminar
  5. 8º: De fato, eles são burros pra caralho. Mas sobre os poderes: você já jogou algum tipo de jogo ? assistiu algum desenho? nesses exemplos citados, a gente vê que não da pra usar seus poderes especiais o tempo todo. Você vê Goku spamando kame-hame-ha o tempo todo? Não to dizendo que isso faça sentido no universo do filme, apenas quero dizer que talvez seja nisso que foi baseado. Que eles simplesmente não podem usar o tempo todo, eu usam apenas qnd realmente necessário.

    9º: Não tenho muito o que dizer. Faz sentido o que você disse, porém, não lembro direito dessas partes para comentar algo.

    10º: Ok, a pergunta de como os Jaegers e Kaijus tem tais defesas é pertinente. Mas sobre sua pergunta "não era óbvio?": O filme deixa claro que eles tentaram destruir a fendas diversas vezes, sem sucesso. É a primeira coisa que o Railegh questiona o marechal quando chegam a Hong Kong. Um dos cientistas explica isso algumas cenas após: com o aumenta da frequência de aparição dos Kaijus, a fenda se estabilize, permitindo que algo atravesse. Metaforicamente explicando, é como se a fenda fosse uma porta que estivesse fechada. Os ataques nunca tiveram sucesso porque a porta estava fechada, porém, com ela estabilizada com o aumenta da frequência de kaijus, a porta fica aberta, e o ataque passa a ser possível. E mesmo assim ainda fica necessário levar um corpo de Kaiju, pela necessidade de leitura de DNA da fenda, que só permite que algo com aquele DNA atravesse. Óbvio é que você não prestou atenção na porra do filme.

    11º: tu quer empombar até com helicóptero?????????????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lawdson Ramos, meus parabêns por ter refutado essas insinuações mal-intencionadas deste site caça-cliques, eu já ía responder, mas você o fez com maestria.

      Eliminar
    2. Lawdson Ramos, meus parabêns por ter refutado esses argumentos do site, eu já ía responder, mas você o fez com maestria.

      Eliminar
  6. Perdão mas sua afirmação 10 e 11 está incorreta depois de 5 anos Raleigh Becket diz ao marechal que ja tentaram atacar a fenda e nada passa por ela, e tbm nao foram dezenas de helicopteros para salvarem 2 pessoa a distancia é longa e os pilotos saem com antecendencia assim chegando com a esperança do jaeger estar intacto mesmo sendo alertado os helicopteros nao iriam dar meia volta é uma honra salvar os dois herois que salvaram a humanidade

    ResponderEliminar
  7. Perdão mas sua afirmação 10 e 11 está incorreta depois de 5 anos Raleigh Becket diz ao marechal que ja tentaram atacar a fenda e nada passa por ela, e tbm nao foram dezenas de helicopteros para salvarem 2 pessoa a distancia é longa e os pilotos saem com antecendencia assim chegando com a esperança do jaeger estar intacto mesmo sendo alertado os helicopteros nao iriam dar meia volta é uma honra salvar os dois herois que salvaram a humanidade

    ResponderEliminar
  8. Quem é mais alto um Jeager ou o Titã Colossal?

    Em nenhum site que pesquisei, a altura dessas máquinas não foram levadas em consideração.
    Houve um debate em um grupo do Facebook, é a questão principal era: "Quem venceria em um duelo entre um Jeager ou o Titã Colossal?". E uma das respostas disseram o seguinte: "Levando em consideração o tamanho do Titã que chega a 60 metros isso daria uma vantagem sobre um maquina que aparentemente não passa de 40 metros" Mas esse 40 metros foi apenas uma suposição e o debate não evoluiu.

    Se analisarem a cena em que o Gipsy cai em um deserto de gelo onde o piloto e socorrido por moradores locais, da pra imaginar que ele é bem maior que 40 metros, eu deria que uns 100 metros no mínimo.

    ResponderEliminar

//]]>