American Hustle - A Espinha no Duelo Entre 12 Years a Slave e Gravity

Há algumas semanas atrás, um pouco antes de serem anunciadas as nomeações aos Óscares e os vencedores dos Globos de Ouro, publicamos uma pequena crónica intitulada "Gravity Vs 12 Years a Slave - O Duelo do Ano", que já antevia que estes dois filmes de Alfonso Cuarón e Steve McQueen, respetivamente, iriam continuar a dominar a época de prémios e conquistar os galardões mais importantes que ainda estavam e estão por atribuir. Tudo o que foi dito nesse post mantém-se atual e real, já que, desde então, ambos conseguiram múltiplas nomeações aos Óscares, incluindo nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador, tendo também conquistado vários prémios importantes, como os Globos de Ouro (Melhor Filme Drama para "12 Anos Escravo" e Melhor Realizador para Alfonso Cuarón) e o Prémios de Melhor Filme do Sindicato de Produtores. É por isso bem provável que estes dois filmes repitam a onda e a dose de vitórias nos BAFTAs e nos Óscares, onde permanecem intocáveis como os grandes favoritos às principais estatuetas da noite. 
Embora sejam claros favoritos, "Gravity"/ "Gravidade" e "12 Years a Slave"/ "12 Anos Escravo" parecem ter conquistado a relutante companhia de "American Hustle"/ "Golpada Americana" no lote de restritos candidatos de relevo aos Óscares. Tal como estes dois mega-projetos, "Golpada Americana" recebeu várias (dez) nomeações aos Prémios da Academia, incluindo nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador. É claro que, nestas duas categorias, "Golpada Americana" não parece estar na mesma liga dos seus rivais diretos, mas ainda assim é bem provável que este thriller dramático de David O. Russell possa tornar-se num dos grandes vencedores dos Óscares, já que é o favorito à conquista dos Óscares de Melhor Atriz Secundária (Jennifer Lawrence) e Melhor Argumento Original, mas também de alguns Óscares mais técnicos, como o de Melhor Guarda-Roupa ou Melhor Edição. É de recordar que, já este ano, "Golpada Americana" venceu os Globos de Ouro de Melhor Filme - Comédia, Melhor Atriz Secundária (Jennifer Lawrence) e Melhor Atriz - Comédia (Amy Adams), tendo também conquistado o prémio de Melhor Elenco nos Prémios do Sindicato de Atores. 
É esperar para ver, mas para já, "Golpada Americana" é, sem dúvida, o terceiro candidato aos grandes prémios e a grande espinha no duelo titânico entre "Gravidade" e "12 Anos Escravo", sendo também o último destes grandes projetos a estrear em Portugal, já que o seu lançamento nacional está agendado apenas para o próximo dia 24 de Janeiro. É a partir desta data que poderá ver um elenco de luxo formado por Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Jeremy Renner a dar vida à história do brilhante vigarista Irving Rosenfeld, que em conjunto com a igualmente astuta e sedutora Sydney Prosser se vê forçado a trabalhar para Richie DiMaso, um alucinado agente do FBI que os empurra para o mundo vigarista e mafioso de Jersey que tem tanto de perigoso quanto de aliciante.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>