Na China Abrem Cinemas Todos os Dias, Em Potugal Fecham Cinemas e Abrem Lojas Chinesas. Paradigma?

Já se sabe que a China é um grande mercado em expansão em praticamente todas as áreas, por isso o cinema também não poderia deixar de ser uma das áreas em exponencial crescimento num país que, brevemente, irá tornar-se na maior potência economica do planeta. Para já, a China já se tornou no segundo maior mercado cinematográfico do mundo, sendo apenas ultrapassada pelos Estados Unidos da América, que apesar de algumas quedas, continuam bem firmes e isolados na liderança das receitas provenientes da industria cinematográfica, mas a China já começa a dar cartas nesta área, como provam aliás os resultados obtidos pelas salas de cinema chinesas em 2013, que revelam que todos os filmes exibidos na China faturaram quase o dobro que os filmes exibidos em 2010, sendo de notar que, segundo as leis chinesas, só passam no mercado chinês, no máximo, trinta filmes norte-americanos por ano. Em 2013, "Iron Man 3", "Gravity" e "Pacific Rim" foram os campeões de bilheteiras estrangeiro, tendo pertencido à longa-metragem chinesa de fantasia "Xi You Xiang mo Pian", de Stephen Chow, o grande título de campeão comercial absoluto de 2013 neste país. 
Segundo a Administração Estatal da Imprensa, Publicações, Rádio, Cinema e Televisão, na China abrem aproximadamente catorze novas salas de cinema por dia, ou seja, atualmente a China é o único sitio do mundo que mantém um prevalente crescimento de salas de cinema. Os dados revelam ainda que, no final do ano transacto, estavam em funcionamento na China cerca de 18195 salas de cinema, mais 5077 do que em 2012. Atualmente, a China está a inaugurar mais salas de cinema que os Estados Unidos da América, mas estes continuam a ter um maior número de complexos de cinema, no entanto, é provável que está dinâmica se altere nos próximos anos, já que se prevê que a China também criará a sua própria Hollywood e acabará, mais cedo ou mais tarde, com a restrição de importações de filmes de Hollywood, pelo que é bem provável que, num futuro próximo, poderemos assistir a um crescimento ainda mais exponencial deste país dentro do mercado cinematográfico.
Se na China há crescimento, em Portugal há diminuição. Em 2013 fecharam em Portugal mais de sessenta salas de cinema, muitas das quais já reabriram ou vão reabrir num futuro próximo, mas ainda assim, várias cidades, como Castelo Branco, perderam definitivamente os seus cinemas regulares, algo que impede os seus habitantes de assistirem nos dias que quiserem a um filme no local onde ele deve ser supostamente visualizado. Este encerramento em grande escala foi, ainda assim, pontual já que foi provocado pela falência do Grupo Socorama, que foi obrigado a fechar grande parte dos seus cinemas por falta de verbas para manter a sua atividade regular. 
Entre os complexos de cinema que foram encerrados em 2013 está o icónico Cinema Londres, situado na Avenida de Roma, em Lisboa. Inaugurado em 1972, o Cinema Londres sempre foi um dos grandes cinemas de Lisboa e de Portugal, tendo no passado sido considerado por muitos como uma das salas de cinema mais luxuosas e modernas do país, mas os dias de ouro do Cinema Londres já terminaram há muitos anos, porque mesmo durante a exploração do Grupo Socorama, esta sala nunca conseguiu recuperar o esplendor e a popularidade de outros tempos, já que sempre pareceu funcionar a meio gás e sempre sem a dedicação que lhe era devida. Agora, o Cinema Londres bateu finalmente e definitivamente no fundo. O jornal Público revelou esta semana que o Cinema Londres será transformado numa Loja dos Chineses. Embora os atuais proprietários tenham tentado manter o espaço como um sítio especializado apenas em atividades culturais, nenhuma das negociações levadas a cabo com as empresas e particulares interessados tiveram um desfecho positivo, pelo que não houve outra possibilidade se não procurar outras hipóteses para ocupar o espaço. É claro que esta decisão vai matar, de uma vez por todas, o Cinema Londres, mas tal destino parecia inevitável face à pouca demanda e sucesso das salas de cinema citadinas, como tão bem comprova o ainda aberto Cinema São Jorge, que ainda permanece em funcionamento graças aos vários festivais de cinema que se realizam em Lisboa todos os anos. O movimento de comerciantes da zona ainda lançou uma petição para manter o espaço no domínio da cultura, mas esta iniciativa já vem tarde, porque segundo os proprietários tudo já está tratado e fechado com os novos arrendatários deste icónico espaço de cinema que, agora, passará a ser mais uma simples loja de produtos chineses, igual às centenas que proliferam por todo o país. É um desfecho cruel, mas acho que ninguém pode ficar surpreendido com esta conclusão. 

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Triste país este,vamos ficando cada vez mais pobres em todos os aspectos!

    ResponderEliminar
  2. Muito triste mesmo. Mas os responsáveis nao são os proprietários nem os chineses. Somos nós. Cada vez mais ignorantes. Procura-oferta. Eu não vou de certeza comprar nada nesse tipo de loja. Se seguirmos este tipo de posiçao, mais nenhum cinema irá ser comprado para vender bujigangas.

    ResponderEliminar

//]]>