Crítica - Eclipse em Portugal (2014)

Realizado por Alexandre Valente e Edgar Alberto
Com Fernanda Serrano, José Wallenstein, Ricardo Carriço
Género - Comédia

Sinopse - Por amor, Tó-Quim dedica-se a Satanás e mata os seus próprios pais à facada, durante o Eclipse. Anita, sua cúmplice e namorada, abandona-o em pleno tribunal. Já na prisão, Tó-Quim abraça o caminho do Senhor de tal maneira, que é posto em liberdade antes do tempo devido. O novo eclipse aproxima-se e todos serão castigados?

Crítica - Eu peço desculpa, mas é suposto alguém achar piada a "Eclipse em Portugal? Tive o (des)prazer de ver esta "comédia de terror" no FantasPorto 2014 e, para ser franco, apesar de já ter chegado atrasado, tive para sair cinco ou seis vezes do Grande Auditório do teatro Rivoli. O filme é sofrível em tudo, basta dizer isto. Nos últimos tempos, várias produtoras e realizadores portugueses têm aderido à moda parva de criar comédia igualmente parvas para assim ganharem uma grande distribuição comercial no nosso país e, desta forma, conseguirem levar estes seus projetos medianos ao máximo número de espetadores portugueses. Eu compreendo a lógica comercial deste plano, não compreendo é a lógica cultural, que é a que me interessa mais particularmente. Entre ver um bom filme estrangeiro e um mau filme português, prefiro ver, mil vezes, um bom filme estrangeiro. Se isto ofende quem defende o cinema português tenho pena, eu também o defendo com unhas e dentes, mas filmes como "Eclipse Em Portugal" ou "7 Pecados Rurais" estão longe, muito longe, de representarem o cinema português, muito pelo contrário, até o denigrem, por isso sou sincero, prefiro mil vezes que os portugueses vejam bons filmes estrangeiros do que vejam maus filmes portugueses, porque se os criadores portugueses entram no grande erro de começaram a fazer filmes parvos só pelo simples facto destes serem vistos, então temo pelo futuro do nosso cinema. Já quanto a "Eclipse em Portugal" só tenho a dizer que é um filme péssimo. A história não tem nível, o humor é inexistente, a direção é insatisfatória e as atuações são medianas. Evitem.

Classificação - 0,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Concordo plenamente...O casting é pessimo(Sofia ribeiro de uma nulidade extrema!)O argumento inexistente...

    ResponderEliminar
  2. Não vi o filme, mas esperava uma crítica mais detalhada e esclarecedora, que não evocasse tanto o já tão batido espírito de comparação estrangeiro VS nacional… e que sim, se focasse no filme e no seu conteúdo (ou ausência dele).

    ResponderEliminar
  3. Em relação a este filme concordo em absoluto, mas os 7 pecados rurais está muito bom, rir de inicio a fim.

    ResponderEliminar

//]]>