Pérolas Indies - Compliance (2012)

Realizado por Craig Zobel
Com Ann Dowd, Dreama Walker, Pat Healy
Género - Thriller

Sinopse - Becky e Sandra não são as melhores amigas. Sandra é uma gerente de meia-idade num restaurante de fast-food, Becky é uma jovem que trabalha ao balcão e que precisa mesmo do emprego. Num dia agitado - clientes a mais, bacon a menos -, um polícia liga a acusar Becky de ter tirado dinheiro da mala de uma cliente, facto que ela nega veementemente. Sandra, dominada pelas suas responsabilidades de gerente, cumpre as ordens dadas para deter Becky. Esta escolha dá inicio a um pesadelo que esbate tragicamente as fronteiras entre conveniência e prudência, legalidade e razão.

Crítica – As pessoas por vezes são estúpidas e ingénuas. É esta a grande lição de “Compliance”, uma espécie de docudrama realizado por Craig Zobel, que retrata a história real de um caso excessivamente ridículo de uma chamada de brincadeira que tomou proporções absolutamente inacreditáveis. O caso real remonta a Abril de 2004, e teve como protagonistas duas trabalhadoras de um restaurante McDonald’s no estado do Kentucky, nos Estados Unidos da América, que durante várias horas foram enganadas e obrigadas a praticar atos inexplicáveis por um homem que, por telefone, afirmava que pertencia à polícia local, algo que posteriormente se revelou uma grande mentira. Este caso, que verdade seja dita é quase impossível de acreditar, levantou na altura uma enorme onda de controvérsia e contestação entre a sociedade norte-americana, que mais chocada ficou quando descobriu que este caso não era o único, já que o mesmo homem terá, alegadamente, feito brincadeiras semelhantes com outras pessoas um pouco por todo o país, mas verdade seja dita que nenhum desses casos atingiu as proporções humilhantes e criminais que o caso completamente estrambólico e polémico que está na base deste filme, que explora, passo a passo, todos os eventos do trágicos desse dia que ficará para sempre na memória das duas mulheres que o viveram na vida real. 
O retrato semidocumental de “Compliance” é absolutamente transtornante. Se não tivesse pesquisado as origens deste projeto, se calhar não acreditaria que é baseado numa história real, mas a triste realidade é que é mesmo baseado num evento verídico mas difícil de acreditar, tamanho é o absurdo de toda a situação, porque devo confessar que, muito dificilmente, consigo imaginar que a ingenuidade e parvoíce humana pode atingir o ponto que esta história assumiu, especialmente tendo em conta que o grande instigador de todos os eventos maliciosos estava do outro lado de um telefone, ou seja, afastado da ação e sem qualquer possibilidade de retaliar ou ameaçar, mas mesmo assim todos os intervenientes do caso, ou melhor, quase todos, nem pensaram sequer em contestar as suas ordens ou instruções, algo que culminou numa situação verdadeiramente constrangedora e inesquecível para a grande vítima desta situação, a jovem funcionária que neste filme é interpretada pela jovem atriz Dreama Walker, que já na série “The Good Wife” tinha evidenciado as boas indicações que agora confirmou nesta sua assustada interpretação, que representa na perfeição a maldade do caso em questão. É muito complicado avaliar porque é que as duas protagonistas femininas não decidiram parar mais cedo, especialmente a gerente e máxima responsável, que é positivamente interpretada por Ann Dowd, cujas ações na vida real acabaram por levar ao fim da sua carreira e a uma ação em tribunal, que foi intentada pela vítima contra o seu empregador, ou seja, a McDonald’s, que acabou por ser condenada a pagar uma avultada indemnização completamente justificada a esta jovem, cuja vida ficou completamente arruinada pelos vários abusos que sofreu durante uma martirizante tarde de trabalho. O outro grande culpado desta situação, ou seja, o homem que fez a chamada, acabou por não ir parar à prisão, já que a polícia não conseguiu provar nada, mas a mesma sorte não teve o outro homem, companheiro da gerente, que participou ativamente neste caso e que foi responsável por alguns atos verdadeiramente inexplicáveis de cariz sexual que ficaram gravados nas imagens de segurança do restaurante, imagens essasque acabaram por permitir a reconstituição fiel desta horrenda situação, que serve como aviso para os mais ingénuos que, com medo das consequências, têm receio de desconfiar de situações que parecem estranhas.

Classificação – 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>