Festa do Cinema Italiano 2014 - Programação

A 7ª Edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano começará em Lisboa, entre os dias 10 e 18 de Abril, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, mas também irá passar por outras cidades portuguesas, como Coimbra, de 21 a 23 de Abril, no Teatro Académico Gil Vicente; Porto, de 24 a 27 de Abril, na Casa das Artes; Funchal, de 8 a 11 de Maio, no Teatro Municipal Baltazar Dias e Loulé, de 16 a 18 de Maio, no Cine-Teatro Louletano. Para os mais puristas apreciadores do cinema italiano, a passagem da Festa do Cinema Italiano por Lisboa tem um grande atrativo na Secção Amarcord, que regressa à Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema com uma retrospectiva inédita dedicada ao clássico cineasta Mario Bava, um dos grandes impulsionadores das vertentes mais extravagantes do cinema italiano, como o horror gótico ou o spaghetti western, assim sendo, pela Cinemateca irão passar alguns dos seus grandes clássicos, como "La Maschera del demonio" (1960), "I Tre Volti Della Paura" (1963), "La Ragazza che sapeva troppo" (1963), "Sei Donne Per L'Assassino" (1964), "Terrore Nello Spazio" (1965), "Diabolik" (1967), "Reazione a Catena" (1971), "Cani Arrabbiati" (1977), "La Venere d'ille" (1980). A nível de clássicos, o já tradicional Cine-Jantar terá como prato principal o magnífico "Último Tango em Paris", de Bernardo Bertolucci, que promete fazer as delícias do público, que assim podem misturar uma boa refeição com um bom filme. É de destacar também a exibição, em Lisboa, do filme "Too Much Johnson", um projeto cómico que Orson Welles realizou três anos de "Citizen Kane", e que se julgava perdido.
Já para o grande público, o grande atrativo da Festa do Cinema Italiano parece ser a Secção Competitiva, que este ano contará com a participação de sete filmes, todos primeiras ou segundas obras de novos autores italianos que concorrem ao Prémio Melhor Filme, atribuído pelo júri do festival, que este ano é formado pela actriz Rita Blanco, pelo cantor Camané, e pela pianista Maria João Seixas. Os sete filmes em exibição são os seguintes: "L'Arbitro", de Paolo Zucca; "La Mafia Uccide Solo D'Estate", de Pierfrancesco Diliberto; "La Mia Classe", de Daniele Gaglianone; "La Prima Neve", de Andrea Segre; "Salvo", de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza; "The Special Need", de Carlo Zorati; e "Zoran, il mio Nipote Scemo", de Matteo Oleotto. À margem da Secção Competitiva serão exibidas outras longas-metragens italianas bem recentes que têm feito as delícias dos espetadores internacionais, assim sendo, pela Festa do Cinema Italiano 2014 passarão os filmes "Il Capitale Umano", de Paolo Virzì; "La Sedia Della Felicità", de Carlo Mazzacurati; "L'intrepido", de Gianni Amelio; "Smetto Quando Voglio", de Sidney Sibilia; "Via Castellana Bandiera", de Emma Dante (2013) e "Viva La Libertà", de Roberto Andò. Entre estes filmes, "Viva La Libertá" será o Filme de Abertura da Festa do Cinema Italiano 2014 em Lisboa, que ocorrerá no dia 10 de Abril de 2014, às 21:30, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, já o filme "Il Capitale Umano" foi o escolhido para encerrar este festival em Lisboa, estando a sua exibição agendada para 18 de Abril.
À margem do cinema, a Festa do Cinema Italiano apresentará em Lisboa outras atividades paralelas, como concertos musicais, festas cheias de diversão e lançamentos de livros, como é o caso do lançamento do primeiro romance póstumo do escritor italiano Antonio Tabucchi. Todas as informações relativas à programação, preçário ou à iniciativa de crowdfunding poderão ser encontradas no site: http://www.festadocinemaitaliano.com/

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>