Os grandes vencedores da 7ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano são, ex aequo, "La mafia uccide solo d'estate" ("A Máfia só mata no Verão"), de Pierfrancesco Diliberto (PIF) e "The Special Need", de Carlo Zoratti e Cosimo Bizzarri. Segundo o júri, composto por Lorenzo Codelli, vice-diretor da Cineteca del Friuli di Gemona e crítico de cinema, Jean Paul Bucchieri, encenador, investigador e docente na Escola Superior de Teatro e Cinema e o fadista Camané, "apesar de tratarem temáticas e linguagens muito diferentes, reconhecemos que os dois filmes são contributos importantes no que diz respeito a questões muito relevantes no contexto social atual."
Uma nova maneira e improvável de retratar a Máfia e tão divertido como comovente, "La mafia uccide solo d'estate" ("A Máfia Só Mata no Verão"), foi vencedor do Prémio do Público do Festival de Turim e é uma crónica siciliana, que nos mostra as tentativas de Arturo para conquistar o coração da sua amada e se desenvolve num contexto histórico muito complexo nas últimas dácadas em Itália. Para o júri, "o filme, através de uma subtil ironia e uma certa dose de humor, consegue relatar com lucidez e eficácia, uma questão sempre muito complexa e difícil de descrever e cria, com sucesso, uma osmose entre as imagens reais da televisão daquela época e a ficção do próprio filme, formando uma narrativa forte e bem estruturada".
"The Special Need", de Carlo Zoratti e Cosimo Bizzarri, é a história de um autista que nunca teve relações sexuais e segue em viagem com dois amigos para tentar satisfazer este desejo. Ao longo da viagem, este documentário aborda de uma maneira frontal e exaustiva uma questão, socialmente delicada, aliando a necessidade de amor e de partilha que faz parte de todos e que está muito para além dos limites em que somos, muitas vezes, forçados a viver. Para além de ter sido apresentado, em Lisboa, no 8 ½ Festa do Cinema Italiano, o filme tem sido apresentado em diversos festivais, nomeadamente, CPH:DOX - Festival Internacional de Documentários de Copenhaga, Festival Internacional de Cinema de Locarno, IDFA - International Documentary Film Festival Amsterdam, SXSW Festival, em Austin, Texas, Trieste Film Festival ou Dok Leipzig, na Alemanha. Para o júri, "é um filme corajoso sobre amizade, que ultrapassa sem medo e sem preconceito uma questão, muitas vezes, posta de parte. Trata-se de um filme generoso, que nunca cai em possíveis moralismos, evidenciando, tal como a personagem principal, uma profunda sinceridade, criando, assim, uma ligação afetiva entre o filme e o espetador." Os prémios foram entregues pelo director de Marketing da TopAtlântico, Rogério Cardoso e Jean Paul Bucchieri, em representação do júri.
O Prémio Canais TVCINE, votado pelo público, foi atribuído a "Zoran, o Meu Sobrinho Herdado", de Matteo Oleotto, vencedor do Prémio da Semana da Crítica Internacional do Festival de Veneza e conta a história de Paolo Bressan, que passa os seus dias numa taberna perto de Gorizia, na fronteira com a Eslovénia e que ao "herdar" um "sobrinho", Zoran, um estranho rapaz de 15 anos percebe rapidamente o seu talento para lançar dardos. Todos os anos, o campeonato mundial de dardos dá um prémio de 60 mil euros, e Paolo não tem a menor intenção de deixar passar esta oportunidade. O prémio foi entregue por Miguel Honrado, presidente da EGEAC. O 8 ½ Festa do Cinema Italiano prestou ainda homenagem a Vittorio Storaro, galardoando-o com o Prémio Carreira. Vittorio Storaro, responsável pela fotografia de inúmeros e premiados filmes, esteve em Lisboa para apresentar a versão 3D de "O Último Imperador", de Bernardo Bertolucci, com o qual ganhou um Oscar, dar uma masterclass e apresentar o seu último livro, "The Art of Cinematography". O prémio foi entregue por Stefano Savio, diretor artístico do 8 ½ Festa do Cinema Italiano.
Mais uma vez, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano teve salas cheias, esgotou sessões, ultrapassando ligeiramente o número de espetadores em relação às edições passadas, sendo um dos únicos festivais de cinema onde isso acontece. Depois de Lisboa, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza-se em Coimbra, de 21 a 23 de Abril, no Teatro Académico Académico Gil Vicente no Porto, de 24 a 27 de Abril, na Casa das Artes; Funchal, de 8 a 11 de Maio, no Teatro Municipal Baltazar Dias e Loulé, de 16 a 18 de Maio, no Cine-Teatro Louletano. A Festa do Cinema Italiano segue depois viagem para outros países lusófonos em datas e locais a anunciar em breve.
0 Comentários