Crítica – Leviathan (2014)

Realizado por Andrey Zvyagintsev
Com Aleksey Serebryakov, Elena Lyadova, Roman Madyanov

O Leviatã bíblico é uma criatura de grandes proporções associada, por vezes, à inveja e é disso que trata este filme – dos vícios humanos. A capacidade (auto) destruidora do homem é encarnada na figura de uma personagem, Kolya (Aleksey Serebryakov), proprietária de um terreno com uma casa, onde habita, muito agradável, numa zona costeira dos arredores de Moscovo, que se vê perseguido pelo Presidente da Câmara da sua cidade. A luta pela manutenção da sua invejada propriedade acaba por lhe destruir a vida. Leviatã será então não só o invejoso e todo-poderoso autarca sem escrúpulos que não olha a meios para conseguir o terreno mas também e sobretudo o domínio das fraquezas humanas sobre o próprio homem.
Este deprimente argumento acaba por se tornar uma viagem muito interessante aos demónios interiores do ser humano e à sua (in)capacidade de enfrentar os obstáculos que a vida inevitavelmente impõe. É também uma crítica metafórica ao regime muito pouco democrático que se vive na Rússia contemporânea e, em última análise, à impotência dos cidadãos perante o poder político.


Opondo-se claramente ao sombrio argumento deparamo-nos com ambientes encantadores, por exemplo o do interior da casa de Kolya, como encantadora é também a beleza da instável Lilya (Elena Lyadova). A fotografia vai acompanhando as diferentes e tumultuosas emoções das personagens, oscilando entre a beleza límpida e a obscura captação da realidade.
O filme foi candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro na última edição destes galardões, prémio que acabou por perder para o polaco Ida. O realizador Andrey Zvyagintsev venceu em 2011 o prémio Un Certain Regard em Cannes com Elena e na última edição desse festival o prémio de Melhor Argumento com Leviathan. Este filme foi ainda nomeado para prémios em diversos outros festivais internacionais tendo vencido alguns deles, como por exemplo, o prémio de Melhor Filme Estrangeiro no London Critics Circle Film Awards.
Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>