Pérolas Indie - The Hundred-Foot Journey (2014)

Realizado por Lasse Hallström
Com Charlotte Le Bon, Helen Mirren, Juhi Chawla
Género - Comédia 

Sinopse - O jovem Hassan Kadam é um novato em culinária, possuidor do equivalente gastronómico ao ouvido absoluto. Tendo saído da sua terra natal, a Índia, a Família Kadam instala-se na antiga aldeia de Lumière, no Sul de França. Repleta de charme, ela é tão pitoresca como elegante, o lugar perfeito para se instalarem e abrirem um restaurante indiano, o Maison Mumbai. Isto é, até que a Madame Mallory, a fria proprietária do Le Saule Pleureur, um restaurante de comida clássica galardoado com uma estrela Michelin, tome conhecimento da existência do novo restaurante; os seus protestos iniciais contra a abertura de um restaurante indiano a cem passos do seu disparam para uma guerra sem quartel entre os dois estabelecimentos…

Crítica - Por estes dias é quase impossível fazer o tradicional zapping pelos vários canais da televisão por cabo sem encontrar uma imensidão de programas culinários, como os populares "Hell's Kitchen" e "Kitchen Nightmares" ou então o mega popular "Masterchef", que até já tem uma versão em Portugal que é transmitida pela TVI. A popularidade crescente deste tipo de programas culinários também se começa a alastrar ao cinema, como prova o facto de cada vez mais existirem longas metragens subordinadas a este temática gastronómica, quando por exemplo há apenas uns dez anos atrás era extremamente raro encontrar na programação anual de estreias cinematográficas um filme que tivesse a comida como pano de fundo para a sua história.  
Um dos projetos cinematográficos de 2014 mais divulgados deste género tão apologista dos sentimento mais populistas e simpáticos dos espectadores foi a comédia "The Hundred-Foot Journey", um projeto bastante leve e repleto de clichés dramáticos, românticos e existências do princípio ao fim, mas que enche o espectador com profundos sentimentos positivos que dão origem a um certo nível de entretimento. No fundo, "The Hundred-Foot Journey" é um típico feel good movie onde tudo é exatamente aquilo que aparenta ser, ou seja, toda a sua intriga é previsível desde o início, porque desde cedo sabemos que o jovem protagonista vai triunfar no mundo culinário e que todas as rivalidades que aparecem no início da história vão ser substituídas a curto prazo por fortes laços de amizade e carinho. Embora a sua intriga não seja nada complexa ou surpreendente, esta produção consegue ainda assim ser apelativa porque está bem montada e fornece ao público uma dose de simpática entretenimento que justifica a sua atenção e aguça o seu apetite gastronómico, já que o que não lhe falta são imagens de pratos culinários fantásticos e repletos de cor que levam qualquer um a salivar e que demonstram, já agora, um interessante choque culinário entre a Europa e a Índia. 
Realizado com alegria e muita energia por Lasse Hallström, "The Hunderdd-Foot Journey" aposta também num elenco equilibrado, onde a experiente Helen Mirren rouba todas as atenções profissionais, mas atenção ao jovem Manish Dayal que também nos brinda com uma performance bem interessante. No final de contas, "The Hundred-Foot Journey" não traz nada de novo ao panorama cinematográfico, mas é um daqueles filmes de domingo à tarde com potencial para atrair energias positivas e que deverá conseguir entreter a generalidade do público, apesar das suas óbvias falências narrativas.

Classificação - 2,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>