Madeira Film Festival 2016 - Apresentação

O Madeira Film Festival está de volta. A 5ª Edição deste famoso festival madeirense arranca oficiosamente na segunda-feira, dia 25 de Abril, com um jantar-buffet, no Hotel Meliá Madeira Mare, que contará com uma atuação musical da cantora e compositora inglesa de música acústica, Lia Hatzakis. A esta pré-abertura seguir-se-á a abertura oficial no dia 26 de Abril. Neste dia, pelas 21:30, o Teatro Municipal Baltazar Dias acolherá o filme de estreia “Black Mountain Poets”, uma comédia britânica cuja exibição contará com a presença do produtor executivo Jon Rennie. O Madeira Film Festival exibirá no Teatro Municipal quatro sessões diárias de filmes, de terça-feira dia 26 de Abril a sábado, dia 30 de Abril. Ao todo o Madeira Film Festival irá exibir 16 longas–metragens e 22 curtas-metragens, oriundas de diversos países desde o Reino Unido, da Suécia, Noruega, Dinamarca, Hungria, Alemanha, Áustria, Espanha e Portugal, até ao Irão e Israel passando pelos Estados Unidos e o Brasil.
Um dos destaques da programação de longas metragens pertence ao filme "A Loucura Entre nós" da realizadora brasileira Fernanda Vareille, que irá ser exibido na sexta-feira, dia 29 de Abril, pelas 18:30, com a presença da realizadora para uma sessão de perguntas e respostas no final deste filme que lança um olhar sobre os corredores de um hospital psiquiátrico. No dia 27 Abril, pelas 16:00, será exibido outro grande destaque do festival, o filme norueguês “Out of Nature”, que nos traz um retrato e auto-reflexão do que são as ansiedades e preocupações da vida moderna de hoje e do homem nórdico. É claro que o principal destaque desta 5ª Edição pertence à estreia nacional de "MacBeth", uma mega produção baseada na homónima obra de William Shakespeare que conta com Michael Fassbender e Marion Cotillard no seu elenco. Este filme de Justin Kurzel será exibido no dia 28 de Abril, pelas 14:00, em regime de antestreia nacional e promete surpreender o público madeirense. Há também que destacar a estreia nacional do drama romântico "Far From Madding Crowd", que será exibido no dia 30 de Abril, pelas 21:00, e que será, assim, o Filme de Encerramento do Madeira Film Festival. Esta obra de Thomas Vinterberg conta com Carey Mulligan, Matthias Schoenaerts e Michael Sheen no seu elenco. A sua trama desenrola-se na época Victoriana, onde a independente e obstinada Bathsheba Everdene atrai três pretendentes muito distintos: Gabriel Oak, um pastor de ovelhas; Frank Troy, um sargento imprudente; e William Boldwook, um solteirão próspero e maduro. Há ainda que referenciar a exibição das longas metragens "Force Majeure", "45 Years", "When Elephants Fight", "Slow West", "Clouds of Sils Maria", "Blood Cells" e "The Goob", assim como a estreia do documentário nacional “Um Sonho Soberano”. Esta obra do realizador Gonçalo Guerra retrata a extravagante história do autoproclamado “Príncipe” do Ilhéu da Pontinha. Este documentário explica-nos que, em Agosto de 1903, o Rei de Portugal, D. Carlos I procede, mediante Carta Régia, à venda em hasta pública do Forte de S. José, localizado num pequeno Ilhéu junto à cidade do Funchal. Em Outubro de 2000, o antigo forte é adquirido pelo professor Renato Barros, sem o mesmo saber que a Carta Régia documentava não só a venda da propriedade, como também o domínio do ilhéu. Foi graças a esta pequena peculiaridade jurídica que Renato Barros se tornou, da noite para o dia, num Príncipe. O resto da história poderá ser descoberta neste curioso documentário, produzido e gravado na Madeira, que pode ser visto no dia 30 de Abril, pelas 18:30. 
Para além de cinema, o Madeira Film Festival também promove iniciativas de música e moda. A americana Andrea Levine é uma violinista profissional e empresária, que combina o seu amor pela música com os seus diferentes talentos de empreendedora, por forma a criar experiências musicais inigualáveis. Já atuou por todo o mundo com artistas como Rod Stewart, Carlos Santana, Andrea Bocelli, The Roots e a Orquestra Trans-Siberiana entre outros. Tocou em vários palcos desde o Carnegie Hall, Radio City Music Hall, Madison Square Garden entre outros. Levine irá atuar este ano, no âmbito do Madeira Film Festival, na quinta-feira dia 28 de Abril, pelas 21:00 na “Main Dinning Room” do hotel Belmond Reid´s Palace.  Na mesma noite e após a atuação da Andrea Levine, o estilista madeirense Hugo Santos traz-nos um desfile de moda com bordado Madeira e natureza preparado especificamente para a 5ª Edição do Madeira Film Festival. O acesso a esta noite de música e moda poderá ser feito na recepção do hotel Belmond Reid´s Palace, onde os bilhetes no valor de 20 euros se encontram à venda. No sábado dia 30 de Abril, pelas 20:00, o festival inicia as suas despedidas com o concerto da harpista escocesa Phamie Gow, antes do jantar de gala no hotel Belmond Reid´s Palace. Os bilhetes custam 65 euros e encontram-se à venda na recepção do hotel Belmond Reid´s Palace. É de recordar que Phamie Gow já tocou para a Rainha de Inglaterra e o Dalai Lama e tem atuado por todo o mundo, sendo a artista mais tocada nos Cafés Nero no Reino Unido. 
Entre 25 de Abril e 1 de Maio o Madeira Film Festival promete assim um conjunto de atividades que animam a pequena ilha e prestam ainda homenagem à floresta Laurissilva da Madeira, património mundial da humanidade reconhecido pela UNESCO. Para saber mais sobre este evento visite o site http://madeirafilmfestival.com/

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>