Motelx 2017 - Programação

A organização do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa revelou a programação para a 11ª Edição deste já famoso certame dedicado ao terror que, em 2017, decorre de 5 a 10 de Setembro. Ao todo serão exibidos no MOTELx mais de 70 filmes em sessões repartidas pelo Cinema São Jorge, Teatro Tivoli BBVA e Cinemateca Portuguesa, sendo que a maior parte serão filmes inéditos em Portugal. Os veteranos Roger Corman e Alejandro Jodorowsky são os homenageados desta edição do MOTELx, tanto é que estarão presente em Lisboa para apresentar filmes e masterclasses, mas há mais destaques na programação do MOTELx. Entre estes há que destacar a estreia nacional do remake de "It", um ambicioso filme de terror que recupera uma das maiores obras de Stephen King e que, pela sua importância comercial, terá às honras de encerramento do festival. A nível de antestreias nacionais há ainda que destacar as exibições dos filmes "The Bad Batch", de Ana Lily Amirpour ou “Super Dark Times”, de Kevin Phillips (Filme de Abertura), mas também dos êxitos indie “Bliss”, “Lowlife”, “Train to Busan”, "Cult of Chucky", “The Bar” ou “The Untamed”. Destaque também para os 8 filmes em competição pelo Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent, todos em estreia nacional. São eles “Animals”, de Greg Zglinski (Suíça/Áustria/Polónia); “Cold Hell”, de Stefan Ruzowitzky (Alemanha/Áustria); “Kaleidoscope”, de Rupert Jones (Reino Unido); “Lake Bodom”, de Taneli Mustonen (Finlândia/Estónia); “The Limehouse Golem”, de Juan Carlos Medina (Reino Unido); “The Night Of The Virgin”, de Roberto San Sebastián (Espanha); “Prey”, de Dick Maas (Holanda) e “Rift”, de Erlingur Óttar Thoroddsen (Islândia). De recordar ainda a outra secção competitiva do Festival, o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès d’Argent que conta com a participação de 9 curtas nacionais. No que toca aoss eventos paralelos do MOTELX, as novidades vão para uma leitura ao vivo do guião da longa-metragem “Linhas de Sangue” de Manuel Pureza, a apresentação do livro de Kier-La Janisse sobre Jean Rollin e uma sessão VHS com o bizarro filme de culto low-budget “Nasty Hunter”. Na secção infanto-juvenil Lobo Mau, anuncia-se ainda uma conversa com o Prof. Eduardo Sá depois da exibição do filme “O Livro da Vida”.
Este ano há também o regresso do Pré-MOTELx. Os eventos de Warm-Up do MOTELX começam ainda este mês. A 31 de Agosto o Beco da Rua da Moeda (Cais do Sodré) acolhe uma sessão ao ar livre de “Jodorowsky’s Dune”, documentário de Frank Pravich sobre a história fascinante do mais épico filme que nunca aconteceu, uma adaptação de 14 horas do clássico de ficção científica de Frank Herbert projectada por Alejandro Jodorowsky nos anos 70. A sessão é precedida por um concerto dos Acid Acid inspirado no universo conceptual do realizador.
Nos dias 1 e 4 de Setembro, o MOTELX visita pela primeira vez  a Cinemateca Portuguesa com o “Estranho Mundo do Terror Latino”, fruto da parceria com a Capital Ibero-americana de Cultura.  Apresentam-se clássicos de culto do género, dois em primeira exibição naquele espaço: “El Vampiro”, de Fernando Méndez (1 Set), e “¿Quién puede matar a un niño?”, de Narciso Ibáñez Serrador (4 Set). Há ainda uma projecção ao ar livre de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, filme de José Mojica Martins onde nasceu a icónica personagem Zé do Caixão (1 Set). A já famosa sessão de cinema ao ar livre no Largo de São Carlos tem lugar no dia 2 de Setembro e é uma homenagem a George A. Romero, figura maior do cinema mundial que fez uma visita memorável ao MOTELX em 2010 e falecei em Julho. Os fãs do realizador são convidados a comparecer na exibição de “Dawn of the Dead” encarnando os seus zombies, monstros e personagens de terror favoritos. A noite acaba no Sabotage com um concerto dos Glockenwise.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>