Mega Negócio: Walt Disney Compra a 20th Century Fox Por 66 Mil Milhões de Dólares!

É oficial. A Walt Disney Co. anunciou que chegou a acordo com a 21th Century Fox para a compra total de vários ativos do grupo, nomeadamente do estúdio cinematográfico 20th Century Fox e de todas as suas divisões, bem como todas as participações que a 21th Century Fox detinha em várias empresas e canais, como por exemplo o serviço de streaming Hulu que, agora, é detido a 60% pela Disney. Também as redes de canais de televisão FX e National Geographic passaram para a Disney, bem como mais de trezentos canais internacionais. A Disney passa também a deter 50% da participação do grupo Endemol Shine Group, do serviço de satélite Star India, e 39% da participação na Euro Sky.
O poder da Walt Disney no mundo da comunicação praticamente duplicou com esta compra e, agora, a Disney, que já detinha múltiplos canais de comunicação e estúdios, reforçou o seu estatuto de gigante, mas continua bem longe do poder monetário dos dois grandes gigantes do sector empresarial comunicacional, a Comcast e a Sony. Só para se ter uma ideia, a aquisição da 20th Century Fox pela Walt Disney elevou o valor global de ativos da Walt Disney Co para mais de cem mil milhões de dólares, mas a Comcast, por exemplo, ultrapassa os 200 mil milhões. A Sony está num campeonato completamente diferente, graças ao sector das tecnologias, e já vai no patamar dos triliões de dólares. 
A Disney pagou 66 Mil Milhões de Dólares* pela 20th Century Fox e todos os ativos já referenciados, mas claro está que o grande atrativo da Disney neste negócio foi a compra de todos os ativos cinematográficos e televisivos da Fox que, agora, podem ser reaproveitados e readaptados pela Disney no seio do seu império. Várias sagas como "Alien", "X-Men, "Planet of the Apes" ou "Deadpool" passam para a Disney que, nos últimos anos, tem feitos grandes compras no setor do cinema e comunicação. Após ter comprado a Pixar e outros estúdios, a Disney comprou recentemente o catálogo da Marvel e comprou também a Lucas Filmes, compra essa que lhe deu direito a explorar o rentável universo "Star Wars". Também os Simpsons passarão agora para o controlo da Disney. Já a 21th Century Fox perdeu boa parte do seu valor, pese embora a enorme quantia que recebeu, mas manteve ainda assim os três ativos mais rentáveis do grupo, o canal de notícias Fox News, o canal generalista FOX e o canal desportivo Fox Sports. 

* O valor inclui a compra da dívida da 21th Century Fox.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>