Crítica - LA 92 (2017)

Realizado por T.J. Martin, Daniel Lindsay

Já passaram mais de 25 Anos desde os infames LA Riots, mas o que é certo é que estre tágico evento ainda hoje é recordado, pela piores razões, nos Estados Unidos da América. E tudo porque se tratou do evento mais grave, violento e policultural do Século XX no que à desigualdade racial diz respeito.
Os Estados Unidos da América sempre tiveram tensões raciais um pouco por todo o país, porque nunca conseguiram lidar com o problema da co-habitação pacifica entre várias comunidades no mesmo espaço.  O facto de ser um país com uma forte presença de culturas variadas e de ter no seu passado um penoso historial de escravatura, tornam-no num poço de ebulição racial constante que, verdade seja dita, já foi pior no início do Século XX, mas que ainda hoje continua em constante sobressalto.
Os LA Riots foram o pobre resultado de décadas de tensão racial acumulada que culminou num pobre espetáculo de violência, racismo, xenofobia e terror entre todos os tipos de comunidades em Los Angeles. O despoletar dos La Riots foi a revolta da comunidade afro-americana contra os poderes instituidos que consideravam ser racialmente injustos e desiquilibrados, já que tais poderes eram controlados predominantemente pela comunidade caucasiana e eram os caucasianos os únicos a beneficiar deles. Também as comuidades latinas e asitáticas estiveram envolvidas nos LA Riots, pelo que se considera que este trágico evento foi um dos piores e mais trágicos eventos socioculturais dos Estados Unidos no Século XX.
Este documentário explora ao pormenor os chamados La Riots. E quando se fala em pormenor quer se mesmo dizer pormenor, já que explora todos os eventos polémicos que conduziram aos Riots. O principal dos quais foi o julgamento de Rodney King que, uns meses antes, tinha sido alvo de um ataque brutal por parte da polícia de Los Angeles. Este evento e a forma como foi tratado pela justiça de Los Angeles precipitou a tragédia que, importa referir, é também explorada ao pormenor via imagens de arquivo. O rescaldo acaba por ser um pouco negligenciado, mas pelo menos o antes e o durante são bastante extensivos e conseguem pintar uma imagem perfeita da dimensão trágica deste evento.

Classificação - 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>