Crítica - Jeepers Creepers 3 (2017)

Realizado por Victor Salva
Com Stan Shaw, Gabrielle Haugh, Brandon Smith 

Em 2001, numa época onde os slashers e os filmes de terror de carácter juvenil estavam de novo na moda, surgiu nos cinemas "Jeepers Creepers". Trata-se de um filme de Victor Salva que, na altura, misturou elementos de clássicos o género, como "Texas Chainsaw Massacre", "Halloween". "Nightmare on Elm Streer" ou "O Exorcista" para criar um filme de terror decente. Embora longe de ser uma obra prima como as suas inspirações, Salva criou um produto razoável que conquistou rapidamente o estatuto de filme de culto entre os fãs de filmes de terror. 
Pese embora este bom arranque e dos planos para transformar "Jeepers Creepers" numa saga ao nível de "Friday the 13th" ou "Scream", o que é certo é que o franchise nunca descolou. Em 2003 foi lançada uma sequela que foi completamente trucidada pela crítica e pelo público, já que não apresentava a mesma qualidade do primeiro filme. O que é certo é que 15 anos após o lançamento desse fracasso, "Jeepers Creepers" regressou aos cinemas como uma terceira entrega que, muito provavelmente, será mesmo a última da saga, pelo menos neste plano de continuidade. E diz-se isto porque, à semelhança do segundo filme, esta terceira entrega também acompanha a falta de ligação e qualidade em relação ao filme original. 
 Não estamos, no entanto, perante uma sequela direta do segundo filme, mas sim do primeiro filme, já que a história de "Jeeper Creepers 3" situa-se entre os eventos do primeiro e do segundo filme. Mas o que é certo é que a base narrativa é semelhante à dos outros dois. A fórmula volta a ser a mesma, ou seja, uma vez mais o vilão/ demónio Creeper acordou da sua hibernação e prepara-se para devorar muitos humanos, sendo que agora tem de ser impedido por uma nova fornada de heróis! 
É certo que se nota que Salva tentou reavivar a saga e tentou implementar mais gore, recuperando até elementos do primeiro filme, mas infelizmente tal tentativa acaba por se revelar desmedida, mas acima de tudo iludida. Há uma clara tentativa de aproximar o filme às suas origens e até de recuperar a velha mística do terror juvenil dos Anos 90, mas no fim "Jeepers Creepers 3" não funciona nem convence. O suspense que rodeia a sua intriga é pouco vibrante e as cenas de terror e de violência, que até deviam dominar a atenção do espectador, ficam muito àquem do que a saga já nos deu no passado! Valeu o esforço, mas tudo indica que "Jeepers Creepers" pertence mesmo ao passado e nunca terá a força de "Halloween" ou "Friday the 13th" para regressar em força aos cinemas!

Classificação - 1 Estrela em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>