Ticker

6/recent/ticker-posts

Crítica - Tolkien (2019)



Realizado por Dome Karukoski 
Com Lily Collins, Nicholas Hoult, Mimi Keene


É justo dizer que "Tolkien" desapontou e acabou, por isso, por passar ao lado de meio mundo. Foi à época apontado como um dos filmes mais aguardados de 2019, afinal de contas trata-se da cinebiografia de J.R.R. Tolkien, o criador da saga "O Senhor dos Anéis"....Falou-se até da possibilidade de chegar aos Óscares e, quem sabe, tentar replicar o sucesso dourado da trilogia cinematográfica inspirada na obra de Tolkien. Mas todas as expectativas ruíram com a sua estreia nos Estados Unidos, mercado onde recebeu críticas medianas e onde foi um verdadeiro fracasso comercial. Não teve melhor sorte noutros mercados, onde também não consegui ter grande sorte nem um feedback muito positivo. E compreende-se as razões para tal fracasso...




A história de "Tolkien" transporta-nos até aos tempos de juventude de J.R.R. Tolkien que, do nada, encontra amizade, amor e inspiração artística ao se juntar a um grupo de deslocados. Mas tudo muda quando é convocado para a Primeira Guerra Mundial, cujo caos ajuda na criação da Terra Média e todo o mundo de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".
É compreensível o insucesso desta biopic. A vida (neste caso juventude) de Tolkien tinha potencial para render um filme de maior qualidade e capacidade, mas tal potencial nunca é transposto para o ecrã.  Embora seja interessante acompanhar a fase de juventude de Tolkien e a sua participação na Primeira Guerra Mundial há, ainda assim, muito pouco sobre o Tolkien autor nesta obra. É, por isso, uma cinebiografia menor que foge a grandes pontos de maior interessa e que, numa tentativa de compensar a sua ausência, tenta fantasiar em demasia as experiências de Tolkien na Grande Guerra. 
É notório, quer pelo seu valor técnico, quer pelo valor do elenco, que não era só o público que depositava grande fé no filme. Mas um argumento que não conseguiu abranger o potencial de uma poderosa base acabou por deitar tudo por terra e atirar para este projeto para um terceiro plano.... "Tolkien" pode agora ser visto em Portugal via o Disney+, isto  após ter sido exibido já em 2020 nos Canais TVCINE. 


Classificação - 2 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários