Apresentação Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival 2019


A 6.ª edição de Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, entre 30 de Outubro e 3 de Novembro, com mais de 50 filmes que demonstram a vitalidade actual da mulher na criação cinematográfica.
Mantendo a sua matriz, de promover a exibição de filmes em cujas equipas artísticas se destacam mulheres oriundas do Mediterrâneo, ou que trabalhem em países mediterrânicos, a edição de 2019 de Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival integra obras de 31 países, entre os quais Portugal, a maioria das quais em estreia nacional.
Na abertura e encerramento desta 6.ª edição estão precisamente duas estreias em Portugal. A 31 de outubro, Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival abre com "Paradise Without People", da italiana Francesca Trianni. 
Esta co-produção entre a Grécia, Estónia e Alemanha é a primeira longa metragem documental da vídeo-jornalista da revista internacional TIME e acompanha duas mulheres oriundas da Síria que dão à luz no mesmo hospital grego, no auge da crise europeia dos refugiados, e a sua vida nos anos seguintes, através da maternidade, casamento e luta para procurar asilo.  
A 3 de novembro, "Freedon Fields", da líbia-britânica Naziha Arebi, encerra a edição de 2019 de Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival.  Filmado ao longo de cinco anos e co-produzido pela Líbia, Líbano, Canadá, EUA, Holanda, Qatar e Reino Unido, "Freedom Fields" segue três mulheres e a sua equipa de futebol na Líbia pós-revolução, enquanto o país mergulha na guerra civil e as esperanças utópicas da Primavera Árabe começam a esvair-se.
Em 2019, a variedade e a vitalidade do cinema mediterrânico está também espelhada nos temas que atravessam a programação de Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival, que abarcam desde o corpo das mulheres e a sua expressão, aos direitos e igualdade de género e às relações familiares e afectos; dos diferentes espaços em que habitamos no mundo de hoje, às migrações e deslocações em busca de refúgio.
A programação desta 6.ª edição integra ainda debates, nomeadamente duas mesas redondas sobre "Seduções de Sexualidades" e "A Criminalização da Acção Humanitária no Mediterrâneo", uma Masterclass, por Francesca Trianni ou a exposição fotográfica "Finding Home", com fotografias de Lynsey Addario, que, tal como o filme de abertura, surge na sequência de um projecto multimédia vencedor do 1.º prémio na categoria Innovative Storytelling da World Press Photo 2018. É ainda possível participar em vários workshops para adultos e crianças, assistir a concertos com os grupos Uxu Kalhus e B'rbicacho, entre outras iniciativas.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>