Crítica - The King (2019)

Realizado por David Michôd
Com Timothée Chalamet, Joel Edgerton, Sean Harris

Pode só ter reinado durante 9 Anos, mas Henrique V é encarado como uma das figuras monárquicas mais importantes da História Inglesa devido ao papel que desempenhou numa das vitórias mais memoráveis de Inglaterra contra a França. Tal vitória aconteceu na infame Batalha de Agincourt  durante a famosa Guerra dos 100 Anos e que precipitou, para além de uma ocupação duradoura de parte do território de França por parte de Inglaterra, outros famosos eventos agora históricos, como por exemplo a história de Joana D’Arc.
Esta obra da Netflix foca-se essencialmente nos preparativos da campanha de Henrique V contra França, bem como na sua principal luta, mas também explora timidamente a sua conturbada ascensão ao trono inglês e os seus primeiros tempos de reinado. Embora  Henrique V seja uma figura importante, “The King” acaba por não corresponder ao seu peso histórico. É certo que o filme poupa-nos a inúteis desvaneios secundários e inúteis, como retratos da vida amorosa do monarca, mas ainda assim falta-lhe muito contexto e conteúdo. Não se pode por isso dizer que seja um fiel e forte retrato histórico, mas também não é um drama histórico e bélico de valor que se mostre capaz de prender o espectador a uma história historicamente rica, mas que aqui pouca complexidade e capacidade de entretenimento apresenta. 
Esperava-se uma maior e melhor abordagem sociológica e politica da Era em questão, já que estávamos perante uma época de verdadeiros tumultos políticos e constante rebelião social. Mas este retrato pouco é explorado e mesmo os eventos da Guerra dos 100 Anos que envolveram Henrique V não têm a profundidade esperada, tendo até o Retrato da Batalha de Agincourt  ficado bastante aquém das expectativas e da magnitude real da batalha.
O filme "Henry V" de 1989 sobre o mesmo Henrique V, que é até baseado numa peça de Shakespeare, acaba por ser mais envolvente e mais esclarecedor que esta obra da Netflix que, pese embora um elenco talentoso e boas intenções, não representa o potencial que a sua história base tem!

Classificação - 2,5 Estrelas em 5


Enviar um comentário

1 Comentários

//]]>