Crítica - O Caso de Richard Jewell (2019)

Realizado por Clint Eastwood
Com Paul Walter Hauser, Kathy Bates, Olivia Wilde

Realizado por Clint Eastwood e baseado em factos reais, "O Caso de Richard Jewell" mostra-se o que acontece quando um suposto facto é confundido com a verdade absoluta. Esta é a história real do insuspeito Richard Jewell, um jovem adulto que procura desesperadamente a aprovação da sociedade e que se apresentou pela primeira vez ao mundo como o corajoso segurança que localizou a bomba que viria a provocar o atentado de 1996 durante os Jogos Olímpicos Atlanta. Esta foi uma ação que o tornou num herói, porque embora a bomba tenha explodido as ações de Jewell acabaram por  salvar inúmeras vidas. Mas em apenas poucos dias, Jewell torna-se o suspeito número um do FBI. Difamado pela imprensa e pelo público, a sua vida transforma-se rapidamente num pesadelo. Os ataques constantes e a ameaça de prisão levam-no a contratar o advogado Watson Bryant, a quem Jewell expressa convictamente a sua inocência. Contudo, Bryant vê-se em desvantagem para limpar e proteger o nome do seu cliente, enquanto tenta combater os poderes combinados do FBI (Federal Bureau of Investigation), GBI (Georgia Bureau of Investigation) e da APD (Atlanta Police Department).
O ator e comediante americano Paul Walter Hauser assume o papel principal nesta que é uma emocionante história baseada em factos reais. A sua interpretação de Richard Jewell é perfeita, porque exemplifica o carácter solitário mas inocente desta curiosa figura que, de certa forma, acabou por se tornar no exemplo perfeito dos perigos do profiling mediático e do julgamento preconcebido. E isto numa época onde as redes sociais e a internet não eram tão proeminentes como são hoje. 
Para além de Hauser houve outra figura que se destacou neste projeto: Clint Eastwood. Já quase a chegar ao centenário, este vencedor de quatro Óscares continua a basear-se em acontecimentos da história recente dos Estados Unido para criar obras dramáticas de elevado calibre. Já assim foi com "American Sniper" e "The Mule", duas produções também elas baseadas em bizarras histórias reais e que acabaram por ganhar uma maior notoriedade global graças aos retratos cinematográficos do icónico ator transformado em cineasta. Tal como estes dois exemplos, "O Caso de Richard Jewell" não é brilhante nem icónico, pelo menos não ao nível de outras obras mais distantes do cineasta, como "Million Dollar baby" ou "Gran Torino". É, no entanto, mais uma prova da capacidade que Eastwood tem para contar e transformar uma boa história numa importante lição moral que se adequa aos tempos modernos!

Classificação - 3 Estrelas em 5



Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>