Pérolas Indie - Os Miseráveis (2019)

Pérolas Indie - Os Miseráveis (2019)
Realizado por Ladj Ly
 Com Damien Bonnard, Alexis Manenti, Djebril Zonga

Sinopse - Stéphane, acabado de chegar de Cherbourg, vai integrar a Brigada Anti-Crime (BAC) de Montfermeil, nos arredores de Paris. É aí que conhece os seus novos colegas de equipa, Chris e Gwada, dois agentes experientes. Não tarda a descobrir as tensões entre os diferentes gangues locais. Durante uma detenção, um drone filma todos os seus actos e gestos...

Não confundir este filme com o famoso musical adaptado do também homónimo e famoso conto de Victor Hugo! Neste filme não há elaboradas sequências musicais ou canções entoadas em plenos pulmões. Não, este "Os Miseráveis" é um drama social que ilustra temas sociais fundamentais sobre o qual o Cinema Francês se tem debruçado nos últimos anos. No fundo um pouco o que Victor Hugo fez com a sua obra clássica, mas este retrato é bem mais moderno e lança discussão sobre temas que, na altura de Victor Hugo, não eram tão pronunciados como hoje.  A miséria, o crime, a imigração ilegal, o racismo, a xenofobia e as dificuldades económicas são alguns dos principais temas base abordados por esta obra que, entre um poderoso retrato policial e uma forte exposição dramática, traça um perfil muito curioso da sociedade francesa. 
Esta obra tem um forte nível de suspense e é primoroso até o fim, aliás sendo um drama policial acaba por ter cenas de ação bem mais realistas e intensas que alguns blockbusters. Mas o que realmente sobressai aqui são as poderosas mensagens e os grandes retratos que saem de uma narrativa bem montada e habilmente idealizada que, resumindo e concluíndo, mostra-nos a dura e crua realidade da vida nas cidades francesas. Justificou a nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.


Classificação - 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>