Crítica - Bobby Robson: More Than a Manager (2018)

Crítica - Bobby Robson: More Than a Manager (2018)

Realizado por Gabriel Clarke

No dia em que a Liga Portuguesa de Futebol regressou ao ativo após uma paragem forçada devido à Pandemia Covid-19 parece oportuno falar de "Bobby Robson: More Than a Manager". Trata-se de um belíssimo documentário sobre o icónico treinador de futebol Bobby Robson que, na Década de 90, passou com grande sucesso por Portugal, onde treinou o Sporting Clube de Portugal e, depois, o Futebol Clube do Porto, onde conquistou aliás vários títulos. 
Este documentário faz plena justiça à vida e à carreira de Bobby Robson, uma lenda do futebol e um dos melhores treinadores do mundo. Personalidades como José Mourinho (uma espécie de aprendiz de Bobby Robson), Pepe Guardiola, Ronaldo, Alex Fergusson, Alan Shearer ou Paul Gascoigne participam neste documentário e relatam as suas experiências com Robson ao longo de vários anos e nos vários clubes por onde passou. O próprio Robson, que morreu em 2009 vítima de cancro, também participa via entrevistas que foram gravadas ao longo da sua carreira e que ajudam a mostrar que, efetivamente, Robson era o típico gentleman britânico e dotado de impressionantes qualidades humanas, como lealdade, profissionalismo e bom humor
Ao longo  de "Bobby Robson: More Than a Manager". analisamos o impressionante percurso de Robson e as suas maiores vitórias, mas sobretudo são nos mostrados alguns dos seus mais importantes dissabores profissionais. E tais momentos incluem as suas injustas derrotas no Campeonato do Mundo de Futebol de 86 e 90 ao comando da Inglaterra, ou a forma como foi injustamente despedido de um Newcastle que ajudou a colocar no topo do mundo. Mas acima de tudo, "Bobby Robson: More Than a Manager" documenta a forma como foi injustamente tratado ao longo da sua passagem pelo Barcelona, onde se viu envolto em muitas polémicas e até guerras políticas que, ainda assim, não servem para justificar o seu despedimento após ter conquistado vários títulos importantes.
Para os amantes de futebol, Bobby Robson: More Than a Manager" é um verdadeiro deleite e uma obra que não pode perder. É um belo documentário que explora tudo o que merece ser explorado sobre Bobby Robson, um homem que ajudou a mudar o futebol e que era um fã incondicional de Portugal!

Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>