Histórias do Cinema - O Dia Em Que o Ator Larry David Salvou Um Inocente da Pena de Morte

Histórias do Cinema - O Dia Em Que o Ator Larry David Salvou Um Inocente da Pena de Morte

Esta não é tecnicamente uma História do Cinema, mas sim uma História da Televisão, mas envolve um celebrado ator que, para além de uma celebrada carreira na televisão, também participou em alguns filmes de relevo, como "Whatever Works", de Woody Allen. Já sabe de quem é que estamos a falar? Larry David, claro está, que talvez seja mais conhecido pelo papel que desempenhou na criação da sitcom "Seinfeld"ou graças à icónica série que protagoniza já há 20 anos na HBO intitulada "Curb Your Enthusiasm". E é precisamente este série que está no foco desta história mirabolante!

O Caso


Em maio de 2003, uma jovem de 16 anos chamada Martha Puebla foi assassinada à porta de sua casa em Los Angeles, dias depois de testemunhar em tribunal num caso de duplo homicídio alegadamente cometidos por um jovem com quem mantinha uma relação. Só houve uma testemunha do homicídio de Martha Puebla que, depois de fugir do local, acabou por dar o seu testemunho à polícia e por até produzir um retrato robot do alegado homicida. Uns meses depois do crime, a polícia de Los Angeles prendeu Juan Catalan, de 24 anos, pela morte de Puebla. Catalan, segundo a polícia, executou o golpe por ordem do seu irmão que, curiosamente, era um dos acusados no caso de duplo homicídio em que Puebla testemunhou.
A teoria da polícia é que Catalan matou Puebla para a silenciar, apesar de no julgamento em que testemunhou não ter incriminado nenhum dos acusados.Para agravar o seu caso, a testemunha que presenciou o homicídio de Puebla identificou Catalan como sendo o autor do crime e, por acaso do destino, a descrição que deu à polícia continha semelhanças com os traços físicos de Catalan. O caso da procuradoria de Los Angeles parecia ser forte e, por isso, até pediu que Cataln fosse condenado á pena de morte.


A Reviravolta Mirabolante


Nas mãos de um advogado pouco experiente ou despreocupado, o caso de Catalan poderia ter-se tornado num daqueles casos que ouvimos falar de uma pessoa que foi injustamente presa por um crime que não cometer. Mas Catalan teve a sorte de contratar um grande advogado e, acima de tudo, teve a sorte de ter um grande álibi para a noite em que foi cometido o homicídio.
Naquela fatídica noite de Maio, Catalan estava do outro lado da cidade, mais concretamente no Estádio dos LA Dodgers, famosa equipa de basebol, a assistir a um jogo da Liga Profissional de Basebol. O jogo foi gravado e foi transmitido na televisão, mas infelizmente para Catalan, nenhuma imagem da bancada onde estava sentado era nítida o suficiente para o identificar sem qualquer réstia de dúvidas. O seu advogado, então, cumpriu na perfeição o seu dever e encontrou outra forma ainda mais mirabolante de provar que Catalan estava no estádio e que, por isso, não poderia ter cometido o homicídio.
Catalan revelou-lhe que, no dia do jogo, reparou que na sua bancada uma produtora estava a fazer gravações específicas, mas não conseguiu identificar nenhum interveniente nem sabia para que fim eram essas gravações. Ao consultar os registos dos Dodgers, o advogado confirmou que se tratava das gravações de um episódio para a série "Curb Your Enthusiasm" da HBO e que o próprio protagonista e produtor da série, Larry David, esteve envolvido nessas filmagens.
Com a ajuda de David e da sua Equipa, o advogado conseguiu encontrar filmagens claras que colocavam Catalan no estádio e, juntamente com outras provas forenses, conseguiu provar, sem sombra de dúvidas, que Catalan não poderia ter cometido o crime.




O Desfecho


Mesmo perante estas provas, a procuradoria de Los Angeles não retirou a acusação e teve que ser o Tribunal a declarar que o caso não tinha mérito para avançar para julgamento e que Catalan era inocente. Uns anos mais tarde, a polícia de Los Angeles em cooperação com o FBI identificaram e acusaram quatro pessoas pelo crime contra Martha Puebla eo caso foi finalmente encerrado, provando de uma vez por todas a inocência de Catalan que, entretanto, recebeu uma indemnização pela sua injusta acusação.
Este caso mirabolante é retratado num curioso documentário intitulado "Long Shot", de Jacob LaMendola  que está disponível na Netflix. É um filme que recomendo porque, para além de estar bem feito, explora a história de uma forma exímia e com relatos de (quase) todos os intervenientes, incluindo o próprio larry David que, apara além de ser reconhecido pela sua carreira, pode agora ser reconhecido também pelo facto de ter salvo a vida a alguém com a sua série...
Mas para além de explorar uma boa história, "Long Shot" vai mais longe e traça um retrato profundo dos problemas judiciais que assolam o sistema criminal norte-americano, onde investigações mal feitas e acusações frágeis podem mudar para sempre a vida de um inocente...Mas "Long Shot" também nos mostra a força da sorte, do azar e do acaso....Catalan teve o azar de passar por este tumulto, mas também teve a sorte de ter ido ao jogo naquele dia e de se sentar naquele lugar....Se não o tivesse feito, talvez estivesse morto a esta hora....

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>