Judy & Punch, Uma das Grandes Surpresas do Ano, Chega aos Cinemas Já Este Mês!


Já tivemos o prazer de o ver e conseguimos confirmar que "Judy & Punch" é uma das boas surpresas de 2020, mas se quer outras opiniões porque não consultar outras publicações de renome, como o IndieWire, o TheWrap, a Variety, o The Hollywood Reporter ou o The Guardian que partilham a mesma opinião! Mia Wasikowska e Damon Herriman são os protagonistas desta extravagante produção que resulta de uma adaptação da estreante Mirrah Foulkes do tradicional espetáculo de marionetas. O filme estreia a 30 de julho nos cinemas nacionais e com o bilhete de cinema é possível obter 50% de desconto para a Exposição Permanente do Museu da Marioneta, em Lisboa.  
Judy e Punch são autores de um espetáculo de marionetas em Seaside, uma cidade sem costa que, em pleno século XVII, é dominada pela pobreza e violência. Apesar do sucesso das suas representações teatrais, também a vida do casal vai ser tomada pelo caos e tragédia que os rodeia, numa mistura entre conto de fadas e realidade que revela a natureza inevitável de cada um. 
A direção desta produção australiana ficou a cargo da atriz e argumentista Mirrah Foulkes (‘Reino Animal’, ‘The Turning’ e séries ‘All Saints’, ‘Top of the Lake’). Depois das experiências de realização em curta-metragens (a primeira, ‘Dumpy Goes to the Big Smoke’, foi em 2012), Foulkes sentiu-se inspirada para criar este filme “a partir de um espetáculo de marionetas esquisito e misógino, explorando a nossa obsessão contemporânea por violência e, dessa forma, reapropriar e reavivar os seus significados e ressonâncias com o clima atual”. O resultado é um filme sombrio, realista e divertido, onde a imaginação não tem limites.
Símbolo da cultura inglesa, as personagens "Judy’ e ‘Punch", antigo ‘Pulcinella’, têm origem na Commedia dell’arte italiana e desde há séculos que percorrem incontáveis palcos. Também em Lisboa se encontram exemplares do casal ‘Punch & Judy’, preservados no Museu da Marioneta, um lugar mágico, cheio de histórias e de vida, ao serviço de públicos de todas as idades. As coleções patentes no Museu da Marioneta são constituídas por distintas tipologias de máscaras e marionetas, oriundas das diferentes partes do mundo e ilustrativas das mais variadas formas de manipulação: marionetas de luva, marionetas de fios, sombra e máscaras, entre outras.
Numa parceria entre a NOS Audiovisuais e o Museu da Marioneta, o bilhete para assistir a ‘Judy & Punch: Amor e Vingança’ nos cinemas, ou comprovativo de compra do mesmo, corresponde a 50% de desconto na visita às coleções permanentes do Museu, até 16 de agosto. Com estreia mundial no Sundance Film Festival, nos Estados Unidos, e depois de passar por festivais de cinema em cidades como Sidney, Estrasburgo, Sitges, Londres, Varsóvia e Estocolmo, "Judy & Punch: Amor e Vingança" chega às salas de cinema nacionais a 30 de julho. 

Sinopse - Na anárquica cidade de Seaside, os marionetistas Judy e Punch tentam revitalizar o seu espetáculo de marionetes. O espetáculo torna-se um sucesso, graças à elevada mestria de Judy (Mia Wasikowska), enquanto manipuladora de marionetas, mas a desmedida ambição de Punch (Damon Herriman) e a sua propensão para abusar do whisky acabam por provocar uma inevitável tragédia, da qual Judy procurará vingar-se. Nesta visceral e dinâmica reinterpretação em live-action da famosa peça de marionetas do século XVI, a realizadora e argumentista Mirrah Foulkes dá uma reviravolta na história tradicional de Punch e Judy, juntando-lhe uma forte componente de crítica social e criando uma história de vingança, feroz e sombria, mas ao mesmo tempo cómica e épica.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>