Pandemia Volta a Impactar os Cinemas, Mas Há Formas de Continuar a Apreciar Um Bom Filme Numa Sala de Cinema

Pandemia Volta a Impactar os Cinemas, Mas Há Formas de Continuar a Apreciar Um Bom Filme Numa Sala de Cinema


Como consumir Cinema em pleno Estado de Emergência? Pode ser a pergunta que se impõem. É claro que a resposta óbvia são as Plataformas de Streaming, o VOD ou a Televisão que, mesmo perante a grande concorrência, ainda mantêm uma programação cinematográfica de qualidade (pelo menos na televisão por cabo).  Mas o estado de emergência não implica, à partida, que não se possa consumir cinema pela via mais tradicional, ou seja, as salas de cinema. Sempre respeitando as regras impostas pelas salas e pelo governo é possível, mesmo perante tantas limitações de horários e distanciamento social, apreciar uma boa sessão de cinema numa sala de cinema convencional.

É claro que as restrições implicam um pouco de criatividade nos horários e nas escolhas, mas todas as salas de cinema espalhadas pelo país estão preparadas para a pandemia e têm prática uma série de regras que visam evitar o contágio. Mas acima de tudo as salas começam a adaptar-se às novas regras e se, por esta altura em 2019, era já habitual que a maioria das salas tivesse o seu pico de afluência na parte noturna dos fins de semana e mesmo durante a semana, agora o cenário é diferente.

As novas regras implicam, la está, novas rotinas e limitações, mas não têm que implicar a perda de prazeres culturais como é uma ida ao cinema. É certo que, para já nas zonas com recolher obrigatório, aquele prazer de assistir à última sessão numa sala de cinema está vedado, assim como a oportunidade de poder ver um grande filme numa tarde chuvosa de fim de semana num cinema perto de si. Mas as grandes cadeias de cinemas estão a apostar, aos fins de semana, em sessões matinais nas cidades afetadas pelas imposições de horário e, mesmo à semana, aquelas sessões ao final da tarde ganham agora um novo apelo e oportunidade.

Se tem a sorte de viver numa das zonas menos afetadas pela COVID e onde não há restrições as suas opções são mais alargadas, sendo apenas a segurança uma preocupação. Mas tendo em conta as fortes medidas aplicadas pelas várias cadeias de cinemas em Portugal acreditamos que o espectador pode estar tranquilo no seu regresso à normalidade cinéfila.

Para os que vivem em áreas mais afetadas e sujeitas a restrições, porque não começar a olhar para o consumo de cinema de uma forma diferente? As sessões matinais aos fins de semana já eram, mesmo antes da pandemia, uma trend para o cinema em família e tal trend pode agora ser novamente revitalizada, existindo até vários filmes infantis de momento em cartaz. Também, à semana, o cinema ao fim da tarde surge como uma viável alternativa para combater um cansativo dia de trabalho. Seja para uma saída romântica ou até mesmo apenas pelo relaxamento, estas sessões são um ótimo escape e, devido às restrições, estes horários pertencem agora aos grandes filmes em cartaz!  

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>