Ticker

6/recent/ticker-posts

Série Documental Herdeiros De Saramago Estreia a 16 de Novembro na RTP1 e Explora As Vozes Destacadas na Língua de Saramago

Série Documental Herdeiros De Saramago Estreia a 16 de Novembro na RTP1 e Explora As Vozes Destacadas na Língua de Saramago

É já na próxima segunda-feira que estreia na RTP1 a série de filmes curtos sobre os onze escritores consagrados com o Prémio Saramago, no dia do seu nascimento, 16 de Novembro. Com autoria da Carlos Vaz Marques e realização de Graça Castanheira, este é um projecto impar e só possível com a RTP1 e o seu director de programas José Fragoso, e que será exibido em horário nobre, à razão de dois episódios todas as segundas feiras.

O prémio Literário José Saramago, criado um ano após a atribuição a Saramago do Nobel da Literatura, consagra o talento de autores com menos de quarenta anos. São eles os "Herdeiros de Saramago", protagonistas desta série documental com autoria de Carlos Vaz Marques e realização de Graça Castanheira. Onze vozes muito diferentes entre si, de proveniências distintas, com um elo em comum: a recriação literária da língua portuguesa.

Produzido pela Midas Filmes, para a RTP, com o apoio do ICA e da Câmara Municipal de Lisboa. Acompanhando de perto cada um destes escritores (em Portugal, no Brasil e em Angola), eis um retrato íntimo e afectivo de algumas das vozes mais destacadas na língua de Saramago.



 

 

16 Nov 

PAULO JOSÉ MIRANDA, 1999, Natureza Morta

JOSÉ LUIS PEIXOTO, 2001, Nenhum Olhar

23 Nov

ADRIANA LISBOA, 2003, Sinfonia em Branco

GONÇALO M. TAVARES, 2005, Jerusalém

30 Nov

VALTER HUGO MÃE, 2007, o remorso de baltazar serapião

JOÃO TORDO, 2009, As Três Vidas

7 Dez

ANDRÉA DEL FUEGO, 2011, Os Malaquias

ONDJAKI, 2013, Os Transparentes

14 Dez

BRUNO VIEIRA AMARAL, 2015, As Primeiras Coisas

JULIÁN FUKS, 2017, A Resistência

21 dez

AFONSO REIS CABRAL, 2019, O Meu Irmão

Publicar um comentário

0 Comentários