Crítica - And Tomorrow the Entire World (2020)

Crítica - And Tomorrow the Entire World (2020)


Realizado por Jula Von Heinz

Com Mala Emde, Noah Saavedra, Tonio Schneider


Candidato da Alemanha ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021, "And Tomorrow the Entire World" é, sem dúvida, um dos filmes do ano. Estreou no Festival de Veneza em Setembro de 2020, onde recebeu amplos elogios por parte (pouca) da imprensa presente no evento e, após esta exibição de luxo e de uma estreia limitada na Alemanha devido ao Covid-19, conseguiu ser selecionado para representar a Alemanha nos Óscares. E isto, já de si, é um grande feito, já que a concorrência era feroz e, como se sabe, a Alemanha é um dos grandes pesos pesados da indústria cinematográfica, pelo que ter sido selecionado para representar o país nos Óscares é algo que impõem respeito e deve chamar a atenção do grande público. 

Mas de que se trata "And Tomorrow the Entire World"? É um filme, na sua essência, sobre a luta contra o fascismo e o extremismo nos tempos modernos. Tal como a sua brilhante cineasta nos confidenciou na entrevista que nos concedeu,  "And Tomorrow the Entire World" tem um tema atual com base no paradigma atual da Alemanha que, após anos a impedir o extremismo de ressurgir no pais, tem assistido a um escalar de posições e partidos políticos da ala mais radical da política. E explora este panorama atual através da história de Luisa (Mala Emde), uma dedicada estudante de direito e ativista que se junta a outros alunos para lutar contra o fascismo crescente na Alemanha. Esta é uma luta complexa e surpreendentemente desigual nos dias que correm, pelo que a situação fica bastante complicada para Julia e os seus amigos, tendo esta que decidir se vale a pena prosseguir com a sua luta e se com isso poderá colocar em risco a sua família e amigos.

Brilhantemente filmado por Julia Von heinz, "And Tomorrow the Entire World" é um justo representante da Alemanha aos Óscares, mas acima de tudo é um filme atual, importante e relevante que merece ser apreciado. O que é explorado no filme e o que se passa na Alemanha não é, infelizmente, um fenómeno restrito aquele país. Podem ser encontrados paralelismos com a abordagem feita pelo filme em vários países da Europa, mas também do resto do Mundo. O extremismo está a crescer e "And Tomorrow the Entire World" serve como um aviso. Porque como o título indica, o fascismo já prevaleceu e começa a ressurgir na Alemanha nos dias que correm e, amanhã, poderá chegar ao resto do mundo. O problema é que se calhar já chegou...


Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>