Os 10 Melhores Filmes Sci-Fi de 2020

O Portal Cinema começa a sua seleção dos Melhores Filmes de 2020. E, este ano, decidimos dividir a nossa eleição por géneros cinematográficos. A abrir decidimos eleger os 10 Melhores Filmes Sci-Fi de 2020, sendo que só contabilizamos para esta lista, como é óbvio, os filmes que tivemos a oportunidade de visualizar.




Entre os seleccionados não poderiam deixar de estar dois filmes que, em particular, marcaram o género sci-fi em 2020. Falo de "The Invisible Man" e "Tenet". O primeiro é um cruzamento entre terror e ficção científica que resulta muito bem. A história do Homem Invisível já teve várias adaptações, mas esta protagonizada por Elisabeth Moss é um destaque claro e é um dos grandes filmes do género fantástico do ano. Já "Tenet" não foi a sensação que se esperava, aliás Christopher Nolan recebeu muitas críticas negativas por este seu filme, mas mesmo sendo um filme frágil é, sem dúvida, um dos grandes títulos do ano, até porque foi um dos poucos blockbusters a estrear em 2020. 

Destacamos também "Vivarium", o curioso filme de Lorcan Finnegan que também foi lançado nos cinemas nacionais e que surpreende pelo conteúdo bizarro da sua narrativa! Também há destaques exclusivos do streaming, como é o caso de "The Vast of Night", um dos projetos mais badalados do ano no Amazon Prime e um dos mais aclamados também. Também da Amazon destaque para "Black Box", o melhor (até agora) capítulo da saga que a Blumhouse Productions preparou para a Amazon Prime. 

Brandon Cronenberg, o filho de David Cronenberg, está a seguir as pisadas do pai e surpreendeu, em 2020, com "Possessor" que, tal como "The Invisible Man" mistura terror e ficção científica numa trama que prima pela excentricidade. Foi também um dos grandes destaques do Festival de Sundance de 2020. Nesta reta final do ano foi lançado um projeto que entrou de imediato na nossa lista. Trata-se de "Synchronic" que tem vindo a conquistar boas críticas devido a um enredo que prima pela diferença e pela surpresa. 

Talvez o projeto mais "easy going" da lista, "Save Yourselves" é uma comédia de ficção científica que simboliza a força do cinema independente dentro deste género. É uma das grandes surpresas do ano e, tal como "Possessor", começou por brilhar em Sundance. Em Outubro tornou-se num sucesso no VOD nos Estados Unidos. Também diferenciador é "Color Out of Space", um thriller sci-fi protagonizado por Nicolas Cage, Joely Richardson e Madeleine Arthur que apresenta uma estética alternativa. E embora a sua história seja digna de um episódio da nova vaga da série "The Twilight Zone", certo é que é uma obra que consegue surpreender pela sua capacidade de entreter. Não é só de Hollywood que chegam os grandes filmes deste género. A fechar a nossa lista temos "Sputnik", uma obra russa que viu a Pandemia afetar a sua distribuição mundial e a respetiva aclamação internacional, mas neste segundo semestre teve novas oportunidades em vários festivais. Em Portugal, por exemplo, passou pelo MOTELx 2020 em Setembro.


OS 10 MELHORES FILMES SCI-FI DE 2020 - ORDEM ALFABÉTICA

Black Box

Color Out of Space

Possessor

Save Yourselves

Sputnik

Synchronic

Tenet

The Invisible Man

The Vast of Night

Vivarium

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>