Os 5 Melhores Filmes Baseados em Livros de John le Carré

 

Os 5 Melhores Filmes Baseados em Livros de John le Carré


John le Carré, um mestre da literatura conhecido pelos seus magníficos thrillers de espionagem,  morreu esta semana aos 89 anos. Ao longo de mais de seis décadas, John Le Carré escreveu dezenas de livros e muitos deles foram adaptados ao grande ecrã. Em homenagem à sua grande imaginação, o Portal Cinema recorda hoje cinco grandes filmes adaptados ou inspirados em trabalhos literários de John le Carré.

A primeira adaptação a recordar tem que ser o clássico "The Spy That Came In From the Cold" (1965), que foi a primeira grande adaptação de um livro de John le Carré ao grande ecrã, tendo ajudado a cimentar a popularidade do autor. É claro que a adaptação mais galardoada é a de "Tinker Tailor Soldier Spy" em 2011, um thriller que catapultou Gary Oldman para uma série de grandes papéis que cimentaram o seu nome em Hollywood! O filme de 2001 "The Tailor of Panama", com Pierce Brosnan no elenco, é um velho destaque, mas este até diz muito aos portugueses, já que no seu elenco podemos encontrar o ator Joaquim de Almeida

Entre as cinco adaptações referenciadas, "A Most Wanted Man" é capaz de ser a menos popular, mas não há dúvidas de que é um filme histórico, embora o seja pelas piores razões já que este thriller acabou por ser o último projeto do ator Phillip Seymour Hoffman. Por fim há que dar o merecido destaque a "The Constant Gardener", um drama avassalador que brilhou nos Óscares e que resulta de um romance de le Carré que difere (e muito) do estilo clássico do autor que, como se sabe, sempre privilegiou histórias de espionagem. Embora "The Constant Gardener" tenha alguns contornos políticos é, na sua essência, um drama romântico muito forte que exemplifica na perfeição a polivalência criativa do génio que era John le Carré.


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>