Marcus Lenz é o Grande Vencedor do Prémio do Público da Kino 2021

Marcus Lenz é o Grande Vencedor do Prémio do Público da Kino 2021

Marcus Lenz é o grande vencedor do Prémio do Público na 18.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã. Num ano em que a Mostra decorreu inteiramente online, o público português elegeu o filme Rival através de voto digital, com uma nota média de 8,5/10. Em segundo lugar ficou o filme Casulo de Leonie Krippendorff e em terceiro lugar Exílio de Visar Morina.

"Rival" é a segunda longa-metragem de Marcus Lenz que começou a sua carreira como diretor de fotografia nos filmes Respirar (Debaixo d’água) e Esquece tudo o que te disse de António Ferreira. Marcus Lenz nasceu em 1969 no Vale do Ruhr, na Alemanha, e estudou direção e cinematografia na Deutschen Film- und Fernsehakademie Berlin. O filme Rival foi produzido pela sua própria companhia, Wildfilms, fundada em 2016 com Patrick Waldmann. 

Distinguido com o Prémio de Fomento Novo Cinema Alemão (Hofer Filmtage 2020), Rival conta a história de um rapaz que parte da Ucrânia para encontrar a mãe que trabalha ilegalmente na Alemanha como governanta e enfermeira. Rival tem sido descrito como um filme comovente no qual o pequeno Roman, interpretado pelo ator Yelizar Nazarenko, toca verdadeiramente o coração dos espectadores.

O Prémio do Público foi criado em 2019 numa parceria entre o Goethe-Institut Portugal e o Turismo da Alemanha com o objetivo de homenagear o trabalho de jovens cineastas e promover primeiras e segundas longas-metragens de expressão alemã. Entre os participantes na votação é sorteado um fim-de-semana para duas pessoas em Wiesbaden, com viagem de ida e volta, hotel e Welcome Card, custeada e organizada pelo Turismo da Alemanha. O realizador ou realizadora cujo filme obtenha a maior pontuação média, atribuída num valor entre 1 e 10, vence o Prémio do Público, avaliado em 800,00€.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>