"Titane", da cineasta francesa Julia Ducournau, venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes! Ducournau fez história ao tornar-se na primeira mulher a ganhar uma Palma de Ouro sozinha no Festival de Cannes. É verdade que, em 1993, Jane Campion também ganhou a Palma de Ouro com "O Piano", mas na altura dividiu o prémio com Chen Kaige! "Titane", que em português significa Titânio, segue a a história de um pai que,após uma série de crimes inexplicáveis, reencontra-se com o filho que estava desaparecido há 10 anos.
O consagrado cineasta Leos Carax recebeu o Prémio de Melhor Realizador por Annette", filme que já estreou em Portugal. O cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, que já venceu uma Palma de Ouro, levou para casa o Prémio do Júri, juntamente com Novad Lapid pelo filme "Ha'Berech". O japonês "Drive My Car", que era um dos grandes favoritos à vitória final, conquistou o prémio de Melhor Argumento.
Na representação, o americano Caleb Landy Jones venceu o prémio de Melhor Ator pela sua performance em Nitram, já Renate Reinsve venceu o prémio de Melhor Atriz por "Verdens Verste Menneske".
Palma de Ouro
"Titane", de Julia Ducournau
Grand Prix
"Hytti nro" 6 e "Ghahreman"
Melhor Ator
Caleb Landry Jones por "Nitram"
Melhor Atriz
Renate Reinsve por "Verdens Verste Menneske"
Melhor Realizador
Leos Carax por "Annette"
Prémio do Júri
"Memoria", de Apichatpong Weerasethakul, e "Ha'Berech", de Nadav Lapid
Melhor Argumento
"Drive My Car", de Hamaguchi Ryusuke e Takamasa Oe
0 Comentários