Crítica - King Richard (2021)

Crítica - King Richard (2021)

Realizado por  Reinaldo Marcus Green

Com Will Smith, Aunjanue Ellis, Jon Bernthal


Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Michael Phelps, Michael Jordan, LeBron James, Roger Federer, Tiger Woods, Tom Brady, Simone Biles, Usain Bolt ou Nadia Comăneci são exemplos de atletas de excelência fora de série que dominam ou dominaram, sem contestação, os seus respetivos desportos. Tanto é que se hoje pensarmos em futebol não conseguimos deixar de pensar também em Messi ou Ronaldo, como se falarmos em basquetebol não podemos deixar de mencionar Jordan ou LeBron. Já quando pensamos em ténis podemos pensar na histórica rivalidade Roger Federer vs Rafael Nadal ou, então, no impressionante percurso e legado das Irmãs Williams. 

Mas por detrás dos recordes, prémios e história de sucesso de Venus e Serena Williams está, também, uma sublime história de perseverança que envolve um terceiro elemento: a sua família. E dentro desta terceira parte sobressai a influência e crença de Richard Williams que, para além de pai, surge como a grande figura por detrás do seu sucesso profissional. Foi Richard que, impulsionado por uma visão clara do futuro das suas filhas, desenhou um exaustivo plano de vida que levou as irmãs Williams das ruas de Compton, Califórnia, até aos grandes palcos do ténis.

Por detrás de um grande atleta está, geralmente, uma grande história e, quer Venus, quer Serena, partilham uma grande história com gloriosos capítulos. E as origens desta grande história são exploradas neste “King Richard”, um drama biográfico de toda a Família Williams, onde é possível compreender como é que Serena e Venus se transformaram em máquinas de vencer….e faturar milhões. É raro que, no seio da mesma família, existam dois atletas sobredotados, mas sob a tutela de Richard Williams, a Família Williams acabou mesmo por produzir duas das maiores figuras de sempre da história do ténis. Por via desta biopic percebemos como é que a máquina foi montada para alcançar o sucesso final desejado e, embora seja perceptível que, como tudo na vida, o acaso teve alguma influência no desfecho final, também conseguimos perceber que este acaso também foi procurado e trabalhado dentro da medida do possível. 

Sob os lemas da crença, profissionalismo e dedicação, Richard e a restante Família Williams uniram-se para impulsionar Venus e Serena, conferindo-lhes as oportunidades necessárias para rentabilizarem o seu talento. Por via de muitos sacrifícios e trabalho árduo, estas duas irmãs acabaram por corresponder às expectativas e, sobretudo, à confiança quase cega e arrogante do seu pai que nunca duvidou de qual seria o seu destino final. E é nesta personalidade/personagem que grande parte da atenção se centra nesta biografia. Embora seja já possível compreender o percurso de Serena e Venus até à fama é, sobretudo, no percurso que Richard trilha para promover o seu plano e proteger (na sua opinião) a sua família. 

Estamos perante uma obra produzida e apoiada pela Família Williams e, tendo em conta que Richard Williams ainda é vivo, podemos sempre desconfiar da ausência de momentos menos bons que promovam uma visão menos heróica e benéfica quer de Williams, quer das Irmãs Williams. Não se dúvida que há aqui uma tendência para só explorar o melhor, deixando para segundo plano (ou até ignorando) o menos bom. Mas pese embora esta visão demasiado otimista e moralista podemos, ainda assim, encontrar valor no caminho apresentado até porque, no que concerne apenas e só à questão desportiva, os factos apoiam a versão explorada pelo filme. Já quanto à dinâmica familiar há, claro está, dúvidas…..

Não há dúvidas é sobre o valor da performance de Will Smith. Muito se tem falado da possibilidade de Smith chegar ao Óscar de Melhor Ator Principal graças a esta performances. Embora a vitória nesta categoria pareça, para já, algo improvável, parece que, pelo menos, a nomeação parece estar bem encaminhada…..Mas mesmo que Smith falhe a presença nos Óscares, “King Richard” marcará, quase de certeza, presença no evento por via da sua canção original, “Be Alive”, interpretada e produzida por Beyoncé….. 


Classificação - 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>