Explicando Dune e o Universo Dune. Saiba Tudo Sobre a História, as Surpresas e os Próximos Capítulos (Spoiler Alert)

Explicando Dune e o Universo Dune.  Saiba Tudo Sobre a História, as Surpresas e os Próximos Capítulos (Spoiler Alert)


Criado por Frank Herbert, o Universo Dune é bem capaz de ser um dos mais complexos de acompanhar e explicar. Mesmo quem leu os livros sente, por vezes, algumas dificuldades em contextualizar certos pormenores da história. Este Universo é, de certa forma, ainda mais complexo que o de "Star Wars", podendo ser equiparado à complexa teia de histórias cruzadas, mitos e lendas de obras como "Lord of the Rings" e "Game of Thrones". Tal como estes projetos, o Universo Dune tem muitas personagens e os seus eventos desenrolam-se em vários períodos de tempo, sendo que a origem (que pouco é abordada) remonta a quase 20.000 Anos antes dos eventos da obra cinematográfica de 2021. 

Quem não leu os livros e sabe pouco sobre os mesmos poderá, portanto, sentir-se bastante perdido ao ver a versão cinematográfica que chegou agora aos cinemas. É importante, portanto, descobrir em que ponto se enquadra este filme e quais são as grandes linhas orientadoras da trama. Vamos tentar explicar ao máximo alguns eventos do filme de 2021 e o que podemos antever para os próximos capítulos.


 A ORIGEM


O primeiro livro da saga "Dune"/ "Duna" foi publicado em 1965, sendo até hoje um dos livros mais vendidos no mundo no que toca a ficção científica. O filme de 2021 é baseado nesta obra, cuja trama se passa 20.000 Anos no futuro e mostra como é que os descendentes da Humanidade conseguiram expandir a sua influência por várias partes do Universo, isto após a Humanidade ter dominado tecnologia que lhe permitiu abandonar a Terra e criar um Grande Império Galáctico. É neste futuro distante que nos é apresentado ao herói da história: Paul Atreides. Este é um jovem nobre, cuja família assume a administração do Planeta Arrakis, um local desolador cuja superfície é composta maioritariamente por desertos. Este planeta é importante, já que é a principal fonte da substância mais valiosa do Universo. Trata-se da Melange/Spice, uma substância que permite aumentar a esperança média de vida e promover viagens intergalácticas.


A POLÍTICA, AS FAMÍLIAS E AS RAÇAS


Ao longo dos livros são referenciados mais de quarenta planetas que têm ou tiveram presença dos descendentes da Humanidade que, como se percebe, desenvolveram um Império Galáctico que tem como ponto central o Imperador (Padishah Emperor). É esta a figura que supervisiona o Landsraad, uma espécie de parlamento formado pelas Grandes Casas.  

A Casa Atreides é uma das mais influentes do Landsraad. Inicialmente os Atreides governavam o Planeta Caladan, mas, aparentemente devido à sua importância, foram enviados para assumirem o controlo do Planeta Arraki. Como se perceberá, posteriormente, esta transferência fez parte do grande plano para tentar destruir a Casa Atreides. Este plano teve o apoio da Casa Harkonnen, outra das casas mais influentes do Landsraad e que ajudaram a Casa Corino, à qual pertence o Shaddam Corino IV, a conquistarem o poder.

Outras Casas fazem parte do Landsraad e vão tendo influência em eventos futuros da trama, mas há várias fações políticas/ raças que, embora sem representação no Landsraad, têm influência na história. Um exemplo disso mesmo são as Bene Gesserit. Trata-se de uma irmandade feminina, cuja grande missão é levar a cabo a concretização de um plano milenar que visa reverter a ordem do poder. Temos também os Suk, os médicos do Universo Dune, ou os Fremen, os habitantes de Arraki que se aliarão a Paul na luta contra o Poder Central.

Todas estas raças e fações têm a sua própria agenda para moldarem a realidade geo-política, sendo que muitas destas são já evidenciadas no filme de 2021 e mostram bem como nos estamos a preparar para, nos próximos capítulos, rebentar uma guerra que mudará o Universo. 


O GRANDE FIO CONDUTOR


Poder. É este o grande fio condutor da trama de toda a saga "Dune". É o desejo de poder, ou neste caso de manutenção de poder, que coloca em marcha o grande plano do Imperador para destruir a Casa Atreides e será o desejo de tomar o poder para obter vingança que moldará todas as ações futuras de Paul da Casa Atreides. Pelo meio  existem muitas alianças, profecias e lendas que alimentarão o combate entre duas grandes fações que lutarão sempre pelo poder e pelo controlo.

É claro que, pelo meio, há outro grade fio condutor mas que também está ligado ao poder. Falamos, claro está, do controlo da substância  Melange/Spice. Quem detém o seu controlo é que tem mais poder e, claro, esta substancia tem um papel fulcral na construção de alianças e no desenrolar de eventos. 


A TECNOLOGIA: UM MAL CONTROLADO?


O Universo Dune é dominado por uma grande componente tecnológica, mas não se trata de uma tecnologia qualquer. Este núcleo tecnológico assenta no Efeito Holtzman. Não se trata de um mecanismo único, mas sim de uma força natural que provém de uma série de microvibrações que reduzem a ação da gravidade aplicada a corpos físicos, tornando possíveis a viagem interestelar e escudos corporais.

O  Efeito Holtzman veio eliminar a tecnologia dependente em energias não renováveis ou energias poluentes, mas também veio promover uma espécie de tecnologia limpa. Isto acontece porque, no passado, a Humanidade entrou em guerra com as Máquinas que, graças à predominância de Inteligência Artificial, revoltaram-se contra os Humanos e tentaram exterminá-los. A Humanidade venceu a Guerra e, para evitar uma nova revolta, decidiram banir todas as tecnologias com base em Inteligência Artificial ou que tenham como base qualquer mecanismo que possa promover o desenvolvimento de consciência em máquinas. Para substituir a Inteligência Artificial surgiram os Mentat, uma ordem que junta as pessoas mais inteligentes e perspicaz do Universo, sendo estes, posteriormente, colocados nos grandes centros de decisão. 


DUNE (2021)


Em "Dune" de 2021 seguimos então a história de Paul Atreides , um jovem brilhante e talentoso com um grande destino para além da sua compreensão, que tem de viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro da sua família e do seu povo. Tal como já falamos, a história de Paul estará sempre ligada à luta pelo poder e a vinganças/jogadas políticas. 

Embora esta adaptação de Villeneuve seja algo confuso na forma como monta o tabuleiro político da saga, certo é que consegue lançar as bases para se compreender o que aí vem e para onde a história caminhará. E, seja pelo controlo do maior recurso do Universo, seja pela sede de vingança que acompanha um desejo profético de virar o Universo do avesso, Paul surgirá sempre como o grande jogador e protagonista da Guerra que se avizinha e que terá vários capítulos, pelo menos a julgar pela obra literária. 


OS MISTÉRIOS DO FILME


Há em "Dune" uma grande enxurrada de informação que por vezes se torna confusa, sobretudo para quem não esta familiarizado com a obra literária. O filme tenta contextualizar o momento da história no Universo Dune, abordando timidamente referencias ao Antigo Império (Humanidade na Terra) e ao tentar explicar o funcionamento político do Império e quais as suas crenças e recursos. É claro que, só com o avançar da trama, surge o grande fio condutor político e lança os dados para um jogo entre casas nobres e seus aliados que nos remete até para o passado medieval da Humanidade.

É claro que, por entre o grande jogo central da história, surgem várias questões secundárias como estranhas profecias que parecem introduzir um certo misticismo na trama. Falamos, claro está,  do papel das  Bene Gesserit neste jogo e, como consequência, no seu plano profético, sendo que tal profecia parece ter uma certa influência tecnológica....Só nos próximos capítulos cinematográficos é que esta vertente mais sombria e escondida ganhará força, ainda assim parece que Paul é parte importante deste jogo...assumindo um pouco o papel que a figura Azor Ahai assume em "Game of Thrones".

Falando dos mistérios e de elementos sombrios....Há no Universo Dune vários elementos mais negros que foram timidamente explorados neste filme, mas que se tornarão numa parte central dos próximos capítulos. Falamos claro está da manipulação genética e do uso da tecnologia para alterar propriedades genéticas. Isto poderá ajudar a explicar certos eventos que já começaram a ser desenhados neste primeiro capítulo cinematográfico, sendo que esta temática esteve bem presente na obra de 1984 de David Lynch.

Há também fortes doses de misticismo nesta capítulo, não só na profecia que pode envolver Paul, mas sobretudo em várias nuances que vão surgindo ao longo do filme que parecem dar força ao seu protagonismo.Quem esteve atento reparou na presença, em algumas sequências, de um ratinho do deserto que aparece a Paul ao longo da sua jornada. Embora este ratinho seja um símbolo para representar as principais características de Paul, certo é que é dado a entender que a sua presença constante surge como uma espécie de sinal divino/ profético do que aí vem...

Mas há magia em "Dune"? Não há magia no sentido mítico da palavra, mas há acontecimentos moldados por situações por vezes difíceis de explicar., como por exemplo as propriedades da Melange, as profecias políticas com bases religiosas e algumas criaturas/bestas que habitam este mundo e que parecem ter propriedades especiais, como por exemplo os gigantes da areia Shai Hulud. 


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>