Crítica - American Underdog (2021)

Crítica - American Underdog (2021)

Realizado por Andrew e Jon Erwin,

Com Zachary Levi, Anna Paquin


Ainda sem data de estreia agendada para Portugal, "American Underdog" chegou aos cinemas norte-americanos em Dezembro e chegará, já este mês, ao streaming nos Estados Unidos e na América do Sul (HBO Max no Brasil). Realizado pelos irmãos Andrew e Jon Erwin, "American Underdog" chegou a ser apontado como a grande esperança da Lionsgate em chegar aos Óscares, mas apesar do hype e de críticas positivas acabou por ficar à porta dos grandes prémios do ano. 

Baseado nas memórias de Kurt Warner, um famoso quarterback da NFL e lenda do futebol americano, cuja carreira ficou marcada pela sua icónica passagem pelos St. Louis Rams. Tal como se depreende, "American Underdog" tem como base o mundo do futebol americano que, como se sabe, é muito direcionado para a cultura e sociedade norte-americana. Mas a história de sucesso de Warner tem um potencial global e poderia ser aplicada a qualquer outro desporto, já que mais do que focar na área do futebol americano, acaba por se focar na capacidade de perseverança, ambição e poder mental de um homem. 

"American Dream" acompanha o percurso de Warner desde os seus anos a trabalhar num supermercado a repor stock nas prateleiras, até aos momentos decisivos na sua carreira, durante a qual jogou pelos St. Louis Rams e pelos Arizona Cardinals, tendo sido eleito por duas vezes o melhor jogador do campeonato da NFL e tendo conseguido alcançar a Super Bowl. A história de Warner é particularmente especifica e extravagante, já que Warner não seguiu os trâmites normais para chegar à NFL ou ao Topo, ou seja, não teve o percurso profissional que maior parte das estrelas têm. E, por isso, a história de Warner é considerada por muitos especialistas como a melhor e maior história moderna da NFL, já que é, até hoje, o único jogador que não passou pelo processo de Draft a ter sido considerado o Melhor Jogador da Liga...e logo por duas vezes.

Uma parte importante do sucesso do filme reside na capacidade criativa dos Irmãos Erwin que tiveram aqui a sua primeira grande oportunidade comercial, isto após terem realizado alguns projetos indie relativamente interessantes, mas que nunca atingiram grandes vôos no circuito comercial. Não se pode dizer que este seu novo esforço o também tenha alcançado, mas só para contextualizar importa referir que arrecadou tanto nas bilheteiras como todos os seus projetos passados juntos. É notório o dedo criativo dos irmãos neste projeto, mas é sobretudo relevante a forma como conseguiram pegar numa história de superação num contexto, como já se disse, tipicamente americano e transformá-la numa obra de potencial alcance global. 

Ao longo dos anos já vimos dezenas de filmes inspirados em histórias de NFL sobre a superação e a grande luta para chegar ao topo, sendo o exemplo mais mediático a do filme "The Blind Side" que valeu a Sandra Bullock o Óscar de Melhor Atriz. É verdade que há exemplos positivos, mas nenhum tem uma história tão particular como a "American Dream" que, de certa forma, mostra o lado mais humano e emotivo do desporto pela via da trajetória de insistência de Warner e do seu desejo em chegar ao topo, apesar das portas tradicionais terem-lhe sido vedadas. 


Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>