Crítica - O Convite (2022)

Realizado por Jessica M Thompson

Com Thomas Doherty, Hugh Skinner, Sean Pertwee, Courtney Taylor, Alana Boden



Inspirado na clássica história de vampiros criada por Bram Stoker, "The Invitation"/ "O Convite" segue a história de Evie (Nathalie Emmanuel), uma jovem que, após a morte da sua mãe, decide faz um teste de ADN para tentar encontrar parentes que ainda estejam vivos. Este teste permite-lhe descobrir um primo perdido que ela não sabia sequer que existia. Após entrar em contacto com ele, Evie é convidada pela sua nova família para um casamento, mas durante esta celebração terá que lutar pela sobrevivência quando descobre os segredos sinistros da história da sua família e as intenções perturbadoras por detrás do convite.
Nathalie Emmanuel que, como se deve recordar, deu o grande salto para a fama graças à sua participação na série "Game of Thrones", lidera um elenco pouco conhecido que acaba por se coadunar com o estilo semi-indie desta obra que, a certa altura, pareceu ter um certo potencial. Mas tal não se comprovou. É pena que não tenha estado à altura do potencial de Emmanuel ou da própria realizadora Jessica M Thompson, cujo filme anterior foi o muito elogiado drama independente "The Light of the Moon" à qual se seguiu a série dramática "The End", igualmente elogiada pela crítica. Estranha-se por isso a mudança de rumo da cineasta que, assim, enveredou por um filme de terror muito distante do estilo que pautou os seus primeiros grandes trabalhos como realizadora. Talvez para mostrar alguma versatilidade ou por querer dar um novo twist à história do mais famoso vampiro do mundo, certo é que Thompson apostou neste projeto que, infelizmente, sobressai como a primeira mancha na sua filmografia. 
Embora aja sempre potencial envolvido quando se fala de uma readaptação de um fórmula de sucesso, Thompson tinha as probabilidades contra si desde o início. Popularizado por Bram Stoker em "Dracula", o Conde Drácula é uma personagem já com um largo historial de presenças em histórias no cinema, televisão, teatro ou literatura. É um dos maiores vilões da ficção e, de certa forma, a base de todo um subgénero da fantasia e do terror. "The Invitation" é apenas mais um projeto que tenta dar um twist à célebre lenda vampírica e adaptá-la a uma realidade diferente. Há casos de projetos que alcançaram sucesso com esta aposta, mas a grande maioria acaba por correr mal e, sem surpresa, este foi o desfecho deste caso concreto. Faltaram melhores ideias e execuções a uma reimaginação que, como se percebe com o desenrolar da história, acaba por não ser tão inventiva como se poderia esperar. A juntar a um rumo incerto temos, claro, o menosprezar do terror e a incapacidade de surpreender...já que a própria estratégia de marketing do filme mata o seu twist logo à cabeça. 

Classificação - 1,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>