Será Desta Que Christopher Nolan Conquista a Academia? Tudo Sobre Oppenheimer



Realizado por Christopher Nolan
Com Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr.

"Oppenheimer", o mais recente projeto de Christopher Nolan é, sem dúvida, um dos Melhores Filmes de 2023. E que grande semana foi aquela em que, no Verão, "Oppenheimer" e "Barbie" tomaram de assalto as bilheteiras mundiais e ajudaram-se mutuamente na hora de conquistar as salas de cinema....e o grande público. Mas o certo é que, embora sejam ambos de alto nível, os dois filmes são diferentes e na grande disputa da qualidade global parece óbvio que "Oppenheimer" ganhou esta rivalidade particular, vitória essa que se traduziu também em milhões de lucro que, mesmo assim, não foram suficientes para levar de vencida "Barbie" no box-office mundial. 
Mas vamos começar pela base deste projeto! "Oppenheimer" explora a vida do famoso físico norte-americano Robert Oppenheimer e tem como base o livro "American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer" da autoria de Martin J. Sherwin e Kai Bird. Este livro segue a ascensão profissional de Oppenheimer e de como este se envolveu no Projeto Manhattan, mas também os complicados anos que se seguiram após a Segunda Guerra Mundial e que levaram à queda desta personalidade junto da opinião pública norte-americana, muito por culpa da sua jornada contra a proliferação nuclear. 
Ao longo de três horas, "Oppenheimer" leva-nos numa grande viagem pela vida e carreira do Pai da Bomba Atómica, jornada esta que é épica e que tem tantas curvas e contracurvas como a complexidade política que envolveu o período de vida em que a figura central mais se notabilizou. Mais que um bom filme, este é também um interessante relato histórico que nos permite mergulhar com um pouco mais de contexto na história do secretivo Projeto Manhattan. À semelhança do que fez com "Dunkrik", Nolan criou mais um belo registo cinematográfico sobre um momento chave da Segunda Grande Guerra. É certo que "Oppenheimer" vai mais além deste período, já que nos mostra quem era esta figura antes deste grande conflito e explora também as ideologias que defendia no passado, mas claro que o prato forte desta obra é mesmo o trabalho que desenvolveu para criar a bomba atómica que ajudou, como se sabe, a terminar com este grande conflito. E o relato de como contribuiu para isso é extraordinariamente montado por Nolan que, bem ao seu jeito, explora sem medos ou meias verdades todas as perspetivas e ângulos da história, levando-a aliás para além do momento Segunda Grande Guerra.
A um argumento sagaz e competente junta-se aquela que é, provavelmente, a componente mais conhecida da carreira de Nolan, ou seja, a sua capacidade para criar belos espetáculos visuais. "Oppenheimer" é mais um deleite técnico de Nolan e, claro, embora longe da maior acuidade técnica de obras como "Interstellar", não há dúvidas que o cineasta não desapontou. Mas dito tudo isto poderei surpreendê-lo agora quando digo que, embora muito bom, não consigo colocar este seu novo projeto no Top 3 da sua carreira. E isto diz tudo sobre o brilhante percurso deste cineasta a quem a Academia há muito deve um Óscar de Melhor Realizador. E espero, sinceramente, que seja com "Oppenheimer" que finalmente o conquiste....apesar de ter na minha mente outros projetos pelo qual talvez merecesse mais.

Classificação - 4,5 Estrelas em 5 


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>