Crítica - The Good Nurse (2022)


Realizado por Tobias Lindholm

Com Jessica Chastain, Eddie Edmayne, Ajay Naidu


Realizado por Tobias Lindholm, "The Good Nurse" é baseado no livro "The Good Nurse: A True Story of Medicine, Madness, and Murder", de Charles Graeber. Kim Dickens, Eddie Redmayne, Noah Emmerich, Malik Yoba, Ajay Naidu e Nnamdi Asomugha integram o elenco desta produção, onde Jessica Chastain interpreta uma enfermeira que arrisca a própria vida para descobrir e desmascarar um colega (Redmayne) que ela acredita ser responsável pelas misteriosas mortes de vários pacientes no hospital onde trabalha.
Trata-se de um thriller baseado numa história real que nos mostra como é que um dos mais proliferos serial killers norte-americanos foi travado. Estamos a falar de um serial killer que desafia algumas ideias pré-concebidas, já que por norma o termo 'serial killer' é usado na gíria popular para descrever assassinos em série que cometem brutais homicídios, como Ted Bundy, Gary Ridgway, Jeffrey Dahmer, John Wayne Gacy ou Joseph James DeAngelo. Estes podem ser os 'serial killers' mais mediáticos, mas o que verdadeiramente caracteriza um assassino em série é o ato de matar e não tanto a forma como o faz. E poucos assassinos existiram com tantos homicídios diretos (provados e alegados) como Charles Edmund Cullen, enfermeiro norte-americano que, entre 1988 e 2003, terá assassinado mais de trezentas pessoas, todas elas pacientes nos vários hospitais onde trabalho. Quando foi capturado, Cullen, que foi apelidado pela imprensa como Anjo da Morte, admitiu, pelo menos, a morte de vinte e nove pessoas, mas o próprio admitiu posteriormente ter morto mais pacientes e várias investigações corroboraram várias dessas declarações.
"The Good Nurse" explora a reta final da vida de Edmund Cullen em liberdade e mostra como é que os seus crimes foram descobertos e como este acabou por ser preso. Pese embora as suspeitas dos vários hospitais onde trabalhou, certo é que nunca nenhuma entidade reportou as suas suspeitas à polícia e isto permitiu a Cullen exercer a sua atividade durante largos anos e com isso matar vários pacientes. E como o fazia? "The Good Nurse" demonstra como o fez, mas também traça um retrato interessante deste serial killer. Certo é que Cullen sempre foi visto por vários colegas como um enfermeiro dedicado, alias as suas interações inicias com a personagem de Chastain comprovam a capacidade quase camaleónica de Cullen em se adaptar a diferentes ambientes de trabalho e formar fortes laços de amizade com as pessoas que o rodeiam. É assustador ver este restato, já que, para todos os efeitos, Cullen aparenta ser uma pessoa normal, extremamente sociável e sem grandes demonstrações de raiva ou ódio.
Certo é que, por detrás de uma fachada de simpatia, escondia-se um verdadeiro sociopata que usava a sua posição para adulterar medicamentos e, com isso, envenenar os seus pacientes. Sem grande critério na escolha das suas vítimas, Cullen nunca explicou o porque das suas ações. O filme, tal como a imprensa, teorizam que as suas ações derivam de tramas de infância e familiares, mas certo é que "The Good Nurse" nunca perde muito tempo a tentar explicar o inexplicável, mas sim mostrar como Cullen operava e como este foi finalmente apanhado, aproveitando pelo meio para atacar indiretamente todos os seus empregadores passados por nunca o terem reportado. 
Embora não seja um filme memorável, "The Good Nurse" destaca-se pela forma como nos conta de forma direta e clara o final da história criminal de Cullen e fá-lo pelo olhar da pessoa que mais contribuiu para o apanhar, evitando assim glorificar o serial killer como, por exemplo, a série "Dahmer" foi acusada de fazer. Ao dar palco à história de coragem de Amy Loughren (personagem de Chastain), "The Good Nurse" privilegia a coragem e o instinto protetor de uma enfermeira que fez o que centenas de médicos, enfermeiros e administradores nunca conseguiram nem tiveram coragem para fazer. É assustador pensar que sem as ações de Amy talvez Cullen ainda continuasse hoje em atividade e a matar indiscriminadamente. 

Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>