Crítica - Ela Disse (2022)

Crítica - Ela Disse (2022)

Realizado por Emmy Maria Schrader

Com Carey Mulligan, Zoe Kazan


Foi a 5 de outubro de 2017 que o New York Times lançou a história de primeira página que fez a indústria do entretenimento estremecer. No título lia-se “Harvey Weinstein abafou abuso sexual com pagamentos durante décadas”. As jornalistas de investigação Jodi Kantor e Megan Twohey assinavam por baixo, naquele que se tornou um histórico momento no universo mediático. Ao longo de 3321 palavras, as repórteres tornaram públicas alegações que se estendiam há três décadas. A sua investigação estruturou-se a partir de entrevistas com ex-colegas de trabalho de Weinstein e profissionais da indústria de Hollywood. A descoberta que fizeram era incontestável, e valeu-lhes um Prémio Pulitzer. 
Esta história que todos nós conhecemos é a base de "Ela Disse"/ "She Said", mais um bom filme que nos faz mergulhar numa profunda investigação jornalística real com consequências reais. Num passado recente obras do género como "Spotlight", "Kill the Messenger", "Truth" ou "The Post" conseguiram aclamação, mas não nos podemos esquecer de clássicos como "Zodiac", "Good Night and Good Luck" ou "The Killing Fields". A este ilustre lote junta-se agora esta obra de Emmy Maria Schrader.
Poderá ser exagerado lhe perspectivar um voo tão alto como o de "Spotlight", mas "Ela Disse" tem mérito na forma como aborda uma história complexa e conta-a de uma forma direta e eficaz. Há, claro, vários embelezamentos, mas numa perspetiva global não há duvida que cumpre a função. E o resultado é uma obra que transporta para o cinema uma história real e inspiradora sobre pessoas, muitas delas mulheres, muitas delas mães, que encontraram coragem para falar e procurar justiça, não só por elas, como pelas futuras vítimas. Surge assim como um importante testemunho de uma história polémica de uma geração inteira, história esta que ajudou a estilhaçar décadas de silêncio à volta do tema do assédio sexual em Hollywood e que parece ter alterado a cultura americana (e não só) para sempre.


Classificação - 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>