Crítica - Pinocchio (2022)


Realizado por Robert Zemeckis

Com Tom Hanks, Benjamin Evan Ainsworth, Joseph Gordon-Levitt


 Há alguns anos que a Netflix está a desenvolver, ao lado de Guillermo Del Toro, uma nova adaptação cinematográfica do clássico conto infantil "Pinocchio" criado pelo autor italiano Carlo Collodi. Tido como uma das obras literárias infantis mais pródigas e populares dos últimos duzentos anos, "Pinocchio" é já uma referência cultural. Tanto é que esta obra já foi alvo de várias adaptações para o cinema e televisão, sendo a mais conhecida a animação lançada por Walt Disney em 1940 e que se transformou num verdadeiro clássico de culto, tendo catapultado a obra de Collodi para uma nova dimensão de popularidade. Foi precisamente a empresa criada por Disney que se decidiu adiantar à já anunciada concorrência da Netflix e lançou, agora, a sua própria nova adaptação do conto, desta vez em live-action. 

Seria de esperar que a casa mãe da grande adaptação da obra de Collodi a tratasse bem e honrasse o seu já extenso legado. Mas certo é que pouco de positivo há a destacar nesta obra que,infelizmente, é exatamente aquilo que parecia ser, ou seja, uma tentativa desesperada por parte da Disney de rivalizar com o já anunciado assalto da Netflix a uma história que faz parte do seu património dourado. O problema é que a Netflix já vem desenvolvendo o seu produto com cuidado há alguns anos e em parceria com um dos melhores contadores de história da sua geração, já a Disney apressou processos e confiou em demasia no seu estatuto para ter sucesso....Infelizmente, a aposta do gigante saiu-lhe ao lado. Talvez por isso, a Disney tenha decidido lançar "Pinocchio" apenas na Disney+, dispensando um lançamento nos cinemas que à partida seria desastroso. É certo que este parece ter sido o plano da Disney desde início, mas perante a qualidade do produto final é justo questionar as reais intenções.

Embora realizado por Robert Zemeckis, um mestre de animação digital que também já deu provas da sua habilidade para contar belas histórias infantis, "Pinocchio" não tem qualquer chama narrativa e consegue a proeza de banalizar a trama magistralmente construída por Collodi. A juntar a isto temos ainda vários pormenores gráficos de baixa qualidade que envergonham um estúdio conhecido pela sua excelência técnica. 

Não há por isso grande magia que esta obra possa instigar no seu público-alvo, nem tão pouco nos maus saudosistas fãs dos clássicos. Nem mesmo o carismático Tom Hanks (Gepetto) conseguiu conferir uma centelha de brilho a este mediano projeto que mais valia ter ficado na gaveta. Se quer ver uma boa versão de "Pinocchio" no Disney+, opte pelo clássico de 1940.


Classificação - 1 Estrela em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>