Crítica - Os Fabelman (2022)

Crítica - Os Fabelman (2022)

Realizado por Steven Spielberg

Com Paul Dano, Michelle Williams, Seth Rogen


Descrito como o filme mais pessoal de Steven Spielberg até à data, "Os Fabelmans" baseia-se na paixão de infância do realizador pelo cinema e na dinâmica familiar que marcou o seu trabalho. É um drama semi-biográfico, em que o realizador reflete sobre as experiências que o tornaram no cineasta que conhecemos, numa história baseada na sua infância em Nova Jérsia, Arizona e Califórnia. 
Protagonizado por Michelle Williams, Paul Dano e Seth Rogen, "Os Fabelmans" teve a sua estreia mundial no  Festival Internacional de Cinema de Toronto e, como esperado, foi um sucesso imediato. Podemos encarar esta obra como um potencial candidato aos Óscares, desde logo por ter a assinatura de Spielberg, mas sobretudo por ser um drama coming of age bem executado que vai transmitindo poderosas mensagens. 
Na sua génese, "Os Fabelmans" é uma ode à paixão de Spielberg pela 7ª Arte, mas é também uma carta de amor à própria industria e à arte de fazer cinema. Sim, Spielberg relembra-nos que quem faz cinema é um artista e, assim, sofre como um artista pela sua arte e luta para conseguir trabalhar na arte que tanto ama. Pelos olhos de Sammy (a representação de Spielberg) assistimos a uma impressionante história de amor. Desde que entrou pela primeira vez numa sala de cinema para ver o clássico "The Great Escape" que Sammy se apaixonou pelo cinema e pela arte de contar histórias. A partir daí, Sammy aprofundou e puxão pela sua paixão e levou esta sua história até muitos outros, convencendo até o seu mais ríspido opositor.
Tal como Kenneth Branagh fez com "Belfast", também Spielberg soube dar vida e voz à sua infância e adolescência para contar uma história impressionante e com uma mensagem bastante emotiva. O grande chamariz e atrativo de "Os Fabelman" é, claro, o trajeto no jovem Sammy (Spielberg) e a sua paixão pelo cinema e como este luta para se educar e crescer na arte de forma autodidacta...tudo isto numa era sem internet. Mas claro que Spielberg não esquece a sua vivência familiar e acaba por contar, pelo meio da sua grande história de amor que perdura ate hoje, vários episódios da sua infância que englobam, por exemplo, o casamento atribulado dos seus pais ou o bullying que sofreu na escola pela sua religião. 
"Os Fableman" vale o bilhete pelo vislumbre que nos dá sobre o génio e a instigação criativa de Spielberg.  Quem gosta de cinema ou quem sofre pela sua arte certamente se reverá nos passos e na jornada de Sammy/Spielberg. E mesmo na hora de contar a sua história, Spielberg não se perdeu em narcisismos e prestou também uma homenagem à sua família e à sua herança, sem as quais teria chegado onde chegou hoje. 

Classificação - 4 Estrelasem 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>