A Programação e os Destaques da Edição 2022 do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival

A Programação e os Destaques da Edição 2022 do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival

A 9.ª edição do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival irá decorrer entre os dias 14 e 20 de novembro em Lisboa. Este é o único festival dedicado à cinematografia da bacia do Mediterrâneo e com uma tónica no feminino. Este ano, o Olhares apresenta 52 filmes, a maioria dos quais em estreia nacional, produzidos em 26 países, e tem como foco uma viagem de 50 anos no cinema do Líbano, país convidado desta edição.

São sete dias de cinema, divididos entre a Cinemateca Portuguesa (14-16 de novembro), com uma programação dedicada exclusivamente aos filmes de realizadoras libanesas, e o Cinema São Jorge (17-20 de novembro), onde dará espaço, como é sua tradição e missão, à produção cinematográfica de mulheres oriundas de todos os países do Mediterrâneo ou que nesses países trabalham.

A cinematografia do Líbano é o foco desta edição, com a seleção Olhares do Líbano, na Cinemateca Portuguesa, onde serão apresentadas quatro longas-metragens (ficção e documentário) e duas curtas, e continua a seguir no Cinema São Jorge com mais um documentário e duas curtas-metragens, por um total de nove obras.

O filme de abertura é “Murina” (2021), a primeira longa-metragem da realizadora croata Antoneta Alamat Kusijanovic, uma co-produção Croácia, Brasil, EUA e Eslovénia, que conta com Martin Scorsese entre os produtores executivos. "Murina" teve a sua estreia no Festival de Cannes em 2021. Já a presença portuguesa nesta 9.ª edição dos Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival conta com diversas curtas-metragens, que incluem obras de realizadoras experientes como “Madrugada” (2022), de Leonor Noivo, e de jovens no início da carreira que concorrem na secção Começar a Olhar – Filmes de Escola: “Hysteria” (2021), de Luísa Campino; “Mesa Posta” (2022), de Beatriz de Sousa; “Vergôntea” (2022), de Sara Carregado. Estes filmes, juntamente com “O Maravilhoso Mundo de Miguel” (2021), de Ghada Fikri, co-produção Portugal, Hungria, Bélgica, concorrem para o recém instituído Prémio INATEL para melhor filme de escola português.

Ana Cabral Martins (programadora), Fátima Chinita (professora de cinema) e Joana Silva de Sousa (produtora e programadora), constituem o júri da Melhor Curta-Metragem. Aline Flor (jornalista), Inês Lourenço (crítica de cinema) e Giulia Daniele (investigadora) constituem o júri do Prémio Travessias. Andrea Gonçalves (distribuidora), Mónica Baptista (professora de cinema) e Pedro Miguel Silva (programador cultural), constituem o júri do Prémio Começar a Olhar – Filmes de Escola.

Na edição 2022, Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival contará ainda com uma série de atividades paralelas que incluem sessões para famílias e escolas, música, debates, masterclasses, workshops para adultos e crianças. O Festival é um projeto do grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia).


Olhares do Líbano

A Civilized People, de Randa Chahal (1999)

Barakat, de Manon Nammour (2020)

Beirut: Eye of the Storm, de Mai Masri (2021)

Leila and the Wolves, de Heiny Srour (1984)

Roadblock, de Dahlia Nemlich (2020)

Scheherazade’s Diary, de Zeina Daccache (2013)

The Hour of Liberation Has Arrived, de Heiny Srour (1974)

Then Came Dark, de Marie-Rose Osta (2021)

Warsha, de Dania Bdeir (2021)


Mostra Longas-Metragens

Murina, de Antoneta Alamat Kusijanović (2021)

Under the Fig Trees, de Erige Sehiri (2022)

Ary, de Daniela Guerra (2021)

I’Ill go to Hell, de Ismahane Lahmar (2021)

The Consequences, de Claudia Pinto (2021)

The Eden, de Beatrice Baldacci (2021)

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>