Crítica - Amesterdão (2022)

Realizado por David O Russell

Com Christian Bale, Margot Robbie, John David Washington


Com um elenco de luxo formado por astros como Christian Bale, Margot Robbie, John David Washington, Chris Rock, Anya Taylor-Joy, Zoe Saldana, Mike Myers, Michael Shannon, , Rami Malek e Robert De Niro esperava-se mais "Amesterdão"/"Amsterdan", o novo filme de David O. Russell, também ele um cineasta que eleva as expectativas de qualquer um devido à forma como nos cativou com obras como "Guia Para um Final Feliz". Infelizmente, "Amesterdão" passou de potencial candidato ao Óscar de Melhor Filme para uma das Maiores Desilusões de 2022.

Pese embora o seu elenco de luxo, realizador conceituado e história curiosa, "Amesterdão" teve uma estreia desapontante nos Estados Unidos, tendo recebido apenas 25% de Aprovação no website RottenTomatoes. Não teve melhor desempenho nos restantes mercados e, assim, ninguém ficou surpreendido pela sua ausência da época de prémios. Até os Globos de Ouro registaram a tentação de lhe conceder qualquer nomeação, algo que mostra bem o descalabro. Só há uma categoria onde poderia brilhar e estamos a falar do guarda roupa (consegui uma nomeação aos BAFTA) e quando o guarda roupa é o melhor elemento de um filme....então algo de errado se passa. 

"Amesterdão" é uma história de crime inspirada numa bizarra história real que permanece, até hoje, como um dos eventos mais surreais da sociedade norte-americana do Pré 2ª Guerra Mundial. Infelizmente, David O. Russell não soube utilizar ou rentabilizar esta base para desenvolver uma história capaz de convencer e de alimentar maiores ambições. É certo que Russell só se limitou a "aproveitar" uma ideia base para promover o clímax da história e atar a teia construída, mas a história real poderia ter dado origem a uma melhor ficção. 


Classificação - 2 Estrelas em 5


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>