Crítica - Enola Holmes 2 (2022)

Crítica -Enola Holmes 2 (2022)


Realizado por  Harry Brandbeer
Com Millie Bobby Borwn, Henry Cavill

Chegou a 4 de Novembro à Netlix a sequela de "Enola Holmes". Millie Bobby Brow regressa como Enola Holmes, irmã do famoso Sherlock Holmes que, nesta nova aventura, assumirá o seu primeiro caso oficial como detetive. Este envolve encontrar uma jovem desaparecida, algo que arrastará Enola para uma perigosa conspiração que a força a pedir a ajuda de seus amigos e familiares, incluindo Sherlock Holmes e a sua mãe. 
O primeiro filme "Enola Holmes" foi realizado por Harry Bradbeer, que também realiza esta sequela. O antecessor foi um sucesso na Netflix, quer junto dos assinantes, quer junto da crítica, algo que levou a plataforma a apostar nesta nova entrega que, caso também corra bem, poderá vir a ter a sua própria continuação.
Embora ainda distante do estilo clássico Sherlock Holmes, "Enola Holmes 2" aproxima-se um pouco mais da visão das obras literárias de Arthur Conan Doyle que a primeira entrega. Mas é claro que os puristas apreciadores da obra de Doyle não se sentirão ainda empolgados, envolvidos ou presos por esta espécie de spin-off, cuja abordagem continua a ter um estilo demasiado teen e bem mais fantasioso que a obra clássica. Mas se o primeiro capítulo foi na sua génese mais vocacionado para uma audiência juvenil, esta nova entrega apresenta-se como uma clara tentativa de aproximar um novo público e de abordar um estilo criminal um pouco mais sério. É, assim, mais adulto, mas ainda assim bem mais leviano e adolescente do que aquilo que se desejava...e talvez este seja o seu maior handicap já que continua a alienar a fanbase extensa da obra literária. 
Mas há que olhar também para os méritos desta sequela. É notório um crescimento e uma mudança de rumo, mas mesmo dentro do seu estilo mais leve, "Enola Holmes" entrega, ainda assim, uma aventura decente com bons momentos de ação. É certo que pouco trabalho de detetive existe e o mistério central é bastante sofrível, mas há melhorias face ao primeiro capítulo e já nos é transmitida uma certa ideia de amadurecimento. É verdade que toda a saga "Enola Holmes" nunca se assumiu como um substituto das obras Sherlock Holmes, mas sim como uma derivação das mesmas num registo diferente. E neste momento parece que esta saga esta a trilhar o eu próprio caminho e a ouvir com atenção o feedback dado pelos fãs. 
Se haverá um terceiro capítulo? Só a Netflix o poderá responder, mas "Enola Holmes 2" abre as portas para isso e deixa antever que um terceiro capítulo mostraria a real identidade saga e o seu alinhamento com a obra original de uma forma clara e concisa. 

Classificação - 3 Estrelas em 5


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>