Crítica - Polícia Mauzão, Polícia Bonzão (2022)

Polícia Mauzão, Polícia Bonzão

Realizado por Hannes Þór Halldórsson

Com Egill Einarsson, Auðunn Blöndal


Após "Ovo", a Alambique/Cinema Bold traz a Portugal mais uma obra nórdica que esteve em destaque em 2022. Falamos de "Polícia Mauzão, Polícia Bonzão", comédia de ação islandesa que nos entrega uma narrativa não muito complexa e sequências de ação distantes do nível visual das grandes obras hollywoodianas, mas que no final de contas cumpre na sua função mais elementar: entreter. 

Em "Polícia Mauzão, Polícia Bonzão", Auðunn Blöndal interpreta Bússi, um polícia durão em negação quanto à sua sexualidade que se apaixona pelo seu novo parceiro enquanto investiga uma série de assaltos a bancos em que nada parece ter sido roubado. Tal como se percebe estamos perante um filme de ação que puxa por uma subtemática LGBTQ, mas verdade seja dita esta temática  não é muito pronunciada ao longo do filme e acaba apenas por servir como um acessório para o seu desenrolar. E é um acessório algo desnecessário porque nada faz pela causa LGBTQ e, acima de tudo, nada faz pela história que podia bem passar sem este pormenor que, uma vez mais se repete, nenhuma influência tem para o seu desenrolar nem para o próprio desenvolvimento dos intervenientes, já que em nenhum momento "Polícia Mauzão, Polícia Bonzão" perde muito tempo a desenvolver a personalidade do protagonistas ou de outras personagens. 

O que acaba apenas por ficar na retina não é, portanto, a sua temática romântica LGBTQ, mas sim a ação, o humor e o mistério dos assaltantes que não roubam nada. É claro que, na reta final, percebemos que esta trama acaba por ter algumas semelhanças com o twist de "Die Hard II", mas não deixa ainda assim de ser um twist curioso que culmina num filme que entretém e que apresenta boas sequências de ação para os padrões europeus, embora não sejam memoráveis, como aliás o próprio filme está longe de o ser. È, ainda assim, um bom esforço por parte do cinema islandês e esta produção mais pipoca acaba por ir ao encontro do esforço que o cinema islandês e nórdico tem vindo a promover para se aproximar do grande público e das grandes salas de cinema, como aliás os filmes pertencentes à saga norueguesa "The Wave" provam. "Polícia Mauzão, Polícia Bonzão" estará disponível em breve na plataforma Filmin.


Classificação - 2,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>