Festival Imaterial Traz Um Ciclo Documental a Évora



De 19 a 27 de maio, o Património Imaterial será novamente pensado e homenageado em Évora, nas suas várias formas, na 3ª edição do Festival Imaterial. Também nesta edição a 7ª arte marca presença com a oferta de um ciclo de cinema documental que vai decorrer no Auditório Soror Mariano e vai trazer a Évora diversos realizadores premiados. Este ciclo terá início no dia 19 de maio, pelas 21h30 com uma estreia mundial, "Ballaké Sissoko Kora Tales" de Laurent Benhamou e Lucy Duran. Um relato do mundo de Ballaké Sissoko, um músico maliano premiado e de renome mundial, que leva o espectador numa viagem única na senda do seu instrumento, a kora, uma harpa de 21 cordas da África Ocidental.

No dia 22 de maio, pelas 18h30 a viagem segue até Cuba com "La Tumba Mambi" do DJ Jigüe e Alexandrine Boudreault-Fournier, um documentário que foi recentemente galardoado com o prémio de Melhor Documentário Musical pelo Royal Anthropological Institute, do Reino Unido. É um filme de ficção documental baseado na Tumba Francesa La Caridad de Oriente, sedeada na cidade de Santiago de Cuba. A banda sonora original do filme, composta e produzida pelo DJ Jigüe, de Cuba em colaboração com membros da Tumba Francesa, recorda-nos, de forma rítmica e marcante, que o presente assenta numa história de luta pela liberdade. DJ Jigüe é atualmente um dos DJs mais conhecidos da cena eletrónica cubana, desenvolvendo a sua própria estética denominada Afrofuturismo Tropical.

25 de maio, às 18h00 Zuzana Kolaciewicz leva o espectador até à Polónia com "The Soil". Filmado em ritmo lento e com uma enorme beleza, explora a relação entre as mulheres, a música e a terra na Polónia. São as canções e as suas letras, comentando com humor e pungência a vida, o amor, a terra e a ação feminina, que fornecem uma estrutura narrativa ao filme: crua, autêntica e desprovida de intervenções modernas.

O ciclo de cinema documental encerra com Lucy Durán e Celia Lowenstein que no dia 26 às 18h00 trazem "Eyes Open, Youssou N´Dour in Dakar". Filmado no local e narrado por Youssou N'Dour, o filme explora os sons fantásticos da sua cidade natal, Dakar, capital do Senegal, onde ainda vive, e cujas influências moldaram a sua música. A imagem deste músico e da sua cidade fundem-se para formar um retrato poderoso e belo de um griot moderno, uma figura pública que é, também, um dos mais famosos músicos de África.


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>