Histórias do Cinema - O Homem Que Salvou The Greatest Showman...E Que Acabou Por Não Aparecer no Filme


Jeremy Jordan. Para os portugueses este é um nome que pouco dirá, mas Jordan é um ator e músico relativamente famoso nos Estados Unidos, sobretudo no circuito teatral, tendo participado em vários musicais da Broadway e não só. A grande oportunidade do ator em Hollywood parecia ter chegado quando foi convidado a participar no musical "The Greatest Showman" ou "O Grande Showman" que, na altura, já tinha associado ao projeto o mega astro Hugh Jackman. 

Quem não conhece ou ainda não viu este filme podemos descrevê-lo como um musical ousado e original que celebra o nascimento do show business. Inspirado pela ambição e imaginação de PT Barnum, famosa personalidade circense norte-americana,"O Grande Showman" conta a história de um visionário que surgiu do nada para criar um espetáculo fascinante que se tornou uma sensação mundial.
Jordan estava cotado para assumir o papel de Phillip Carlyle, sócio de PT Barnum. Quem já viu o filme sabe que este papel acabou por ser assumido por Zac Efron e não por Barnum e agora explicamos como é que, apesar de não ter participado nas gravações do filme, Jeremy Jordan acabou por desempenhar um papel fundamental para que o filme fosse feito.

Para seguir para produção, "O Grande Showman" tinha primeiro que ser aprovado pela 20th Century Fox que, estando algo hesitante, requisitou aos produtores do filme que estes fizessem uma pequena sessão de apresentação onde seriam protagonizados os principais números músicas e onde as principais linhas narrativas do mesmo seriam exploradas. Só após visionarem esta espécie de ensaio é que o estúdio decidiria se iria apoiar ou não este projeto. Os produtores reuniram, assim, a equipa que já tinham contratado e vários músicos e atores em Nova Iorque para darem início ao ensaio, entre eles Jeremy Jordan que iria interpretar todos os atos musicais associados a Carlyle, incluído a agora famosa balada "Rewrite The Stars". Os produtores foram apanhados de surpresa por uma notícia alarmante apenas uns dias antes do ensaio começar. O grande protagonista e um dos principais impulsionadores do filme, Hugh Jackman, tinha acabado de ser diagnosticado com cancro da pele e foi submetido a uma operação de urgência para remover o sinal maligno no seu nariz. Pese embora a gravidade da situação, Jackman recuperou e conseguiu marcar presença em Nova Iorque mas por recomendação dos médicos estava proibido de fazer esforços ou cantar, já que o esforço poderia romper os pontos e atrasar a sua recuperação. 

Sendo uma parte importantíssima do filme os produtores pediram à única pessoa que sabia os números musicais de Jackman de cor para o substituir. Essa pessoa era, nada mais, nada menos, que Jeremy Jordan. Entre algumas peripécias que o próprio Jordan abordou no seu espetáculo "Carry on", Jordan revelou que após uma performance menos conseguida de "Rewrite The Stars", Jordan estava dispostos a brilhar ao mais alto nível com a interpretação de "From Now On", um dos grandes números musicais de Barnum. Jordan iniciou a atuação, mas logo no início a mesma foi interrompida pelo próprio Jackson que, contrariando as orientações médicas e embebido pelo momento, decidiu ele próprio assumir o número....tendo levado ao extase toda a sala. Este momento foi partilhado pela própria 20th Century Fox durante o lançamento do filme e o video ficou viral.

 

Após o ensaio, a 20th Century Fox aprovou o filme, mas Jeremy Jordan acabaria por não fazer parte do projeto. A equipa acabou por contratar Zac Efron para interpretar Phillip Carlyle e Jeremy acabou mesmo por não ter mais qualquer envolvimento no projeto. Mas o facto de ter assumido no ensaio praticamente todos os números musicais do filme ajudou o mesmo a ser aprovado, porque podeos especular que caso não ivessse acedido a interpretar mais números do que aqueles que seriam seus, provavelmente o ensaio teria sido adiado ou teria corrido mal e, em ambos os casos, é bem provável que a 20th Century Fox tivesse desistido do mesmo. O certo é que "O Grande Showman" foi um sucesso e acabou por arrecadar quase quinhentos milhões de dólares nas bilheteiras e teve uma da ssuas músicas nomeada ao Óscar de Melhor Canção.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>