A Netflix tem um catalogo cada vez maior dedicado ao crime real. Entre séries e documentários, a Netflix é provavelmente a plataforma com mais conteúdo do género e, recentemente, acrescentou mais três títulos à sua extensa lista. E é desses projetos que hoje falamos, já que apresentam uma qualidade acima da média e versam sobre três casos criminais fascinantes que dominaram a opinião pública no Japão, Espanha e Indonésia.
Missing: The Lucie Blackman Case
Dia 1 de julho de 2000, Lucie Blackman, uma mulher britânica de 21 anos, desaparece em Tóquio. Este evento dá início a uma investigação internacional e a uma busca por justiça que culmina com a detenção de um dos maiores criminosos em série da história do Japão. Este é um dos casos mais badalados, quer da justiça nipónica, quer da imprensa britânica. O desaparecimento de Lucie Blackman marcou o início do Século XX e demorou anos até ser solucionado. Este projeto aborda de forma clara e eficaz o caso e, graças a intervenções dos detetives e da família da jovem desaparecida, é possível compreender os complexos contornos deste caso que também lança um curioso olhar sobre a sórdida indústria de acompanhantes/ hospedeiras no Japão, indústria essa muito particular desse país.
As Gravações de Rosa Peral
Este documentário policial mostra-nos a primeira entrevista de Rosa Peral na prisão desde a condenação pelo homicídio do parceiro com a ajuda de um antigo amante. O caso de Rosa Peral chocou Espanha e lançou um verdadeiro turbilhão mediático no país vizinho. Para além do crime brutal em que esteve envolvida, Rosa Peral conquistou também a atenção mediática devido à sua libertina vida sexual que desafia os padrões da normalidade da sociedade espanhola profundamente cristã. Embora já condenada pela Justiça Espanhola, muitas dúvidas ainda persistem sobre o seu envolvimento direto na morte do namorado e este documentário ajuda, pelo menos, o público a formar uma opinião mais clara sobre o caso. A própria Rosa Peral participa no documentário e conta a sua versão da histórias. Vários familiares, advogados e detetives também participam com depoimentos que mostram bem a grande divisão que este caso provocou em Espanha. Este caso deu também origem a uma minissérie (disponível também na plataforma) que foi um sucesso.
Ice Cold: Murder, Coffee and Jessica Wongso
Este documentário explora as perguntas que o polémico julgamento de Jessica Wongso deixou sem resposta, anos após a morte da sua melhor amiga, Mirna Salihin. Este caso remonta a 2016 e deixou a Indonésia em polvorosa, sendo por muitos considerado um dos casos criminais mais mediáticos do sudoeste asiático deste Século. O crime é bizarro e a aparente falta de motivo para o homicídio ainda hoje deixam dúvidas a muita gente. No início, "Ice Cold: Murder, Coffee and Jessica Wongso" começa por evidenciar o que na altura parecia um caso claro e concreto, mas graça a vários depoimentos percebe-se a razão deste caso ter ganho novos contornos polémicos e ter dividido uma nação que, antes do julgamento, acreditava em 99% na culpa da jovem Jessica Wongso.
0 Comentários