FantasPorto 2024 Já Mexe - Novidades e Datas Para o Grande Evento de Cinema Fantástico do Porto



O Fantasporto anunciou que as inscrições de filmes para a 44ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto | Fantasporto´2024 encerram a 30 de Novembro, sendo que o line up final desta edição será anunciado no mês de Dezembro. Em Janeiro o programa final será dado a conhecer. O Fantasporto 2024 realizar-se-á entre 1 a 10 de Março no Batalha Centro de Cinema e, eventualmente em outras salas do Porto.

Até à data fora já convidados cerca de 40 longas-metragens e 20 curtas metragens vindas de 42 países, sendo que a representação chinesa é a maior da seleção até ao momento e, a Ásia voltará a ser o continente com mais filmes convidados, seguida da Europa e dos Estados Unidos. A seleção de filmes terá sido difícil, isto segunda organização do Fantasporto, dado o muito elevado número de filmes submetidos e a qualidade que a maioria deles têm, algo de importante no âmbito da produção Mundial e que denota uma melhoria na produção e criatividade do cinema que se vem produzido atualmente. De realçar, segundo o Fantasporto também a inscrição no Festival de diversas superproduções, referindo que estas são mesmo concorrentes com as megaproduções norte-americanas, sendo importante que os seus produtores colocam o Fantasporto num patamar considerando o Fantasporto como um evento capaz de promover internacionalmente cinematografias, as mais diversas, em particular a asiática.

No fundo tudo leva a crer que o Fantasporto 2024, apesar de se realizar durante o período final da Campanha Eleitoral para as Legislativas, poderá vir a ser um espaço que apele a atenção de largas audiências e que, a estas, lhe proporcione uma imagem clara da atual produção cinematográfica Mundial. Só após a realização da programação diária, isto é, em Janeiro de 2024, é que poderão começar a saber-se quais os convidados do evento, os quais participarão nas chamadas MovieTalks diárias a realizar no Batalha Centro de Cinema. Também os convidados especiais e os júris das Secções Oficiais de Cinema Fantástico, a Semana dos Realizadores, a Oriente Express e a do Prémio Cinema Português, serão anunciados em Fevereiro.

Note-se que o Festival decorrerá entre 1 a 10 de Março e que anunciou anteriormente que, na valência das retrospetivas, destacará a cinematografia de características fantásticas Húngara, uma mostra inédita a nível mundial de filmes em imagem real provenientes da Manga (Banda Desenhada) japonesa, um foco sobre a pouquíssimo conhecida cinematografia do Cazaquistão e, a dedicada ao realizador, vencedor do Fantasporto´2023 com o seu filme “Megalomania”, Karim Quelhaj. Perspetiva-se assim uma das melhores edições do Festival Internacional de Cinema do Porto, vulgo Fantasporto 2024.

O Fantasporto 2024 tem também o prazer de anunciar a retrospetiva completa do realizador vencedor do Fantasporto'2023 com o filme MEGALOMANIA. De Karim Quelhaj poderemos assim ver Parabole, Le Repas du Singe, L’Oeil Silencieux, Une Realité par seconde e naturalmente, Megalomaniac. Contamos com uma MOVIE TALK com a sua participação e da sua produtora Florence Saâdi, a qual aceitou ser membro do Júri Internacional. Está igualmente prevista uma simbólica homenagem ao realizador belga. Note-se que o Festival decorrerá entre 1 a 10 de Março e que anunciou anteriormente que, na valência das retrospetivas, destacará a cinematografia de características fantásticas Húngara exibindo os filmes Semmelweiss- Lajos Koltai, Mastergame- Barnabás Toth, Post Mortem- Péter Bergendy, Preparations To Be Together for an Unknown Period of Time/ Felkészulés - Lili Horvát, Liza, The Fox Fairy- Károly Mészáros, Strangled- Árpad Sopsits, Comrade Drakulich- Mark Bodzsár, Half Way Home- Isti Madarász, Supporting Actors- Árpad Sopsits este dois últimos também nas competições oficiais do festival.

Também se realizará uma mostra inédita a nível mundial de filmes em imagem real provenientes da Manga (Banda Desenhada) japonesa exibindo os filmes Baian, the Assassin M.D. 1, Baian the Assassin M.D. 2 ambos de Shunsaku Kawake, Tokyo Revengers 2- Part 1, Tokyo Revengers 2– Part 2 de  Tsutomu Hanabusa- Fly Me to Saitama 2 – From Bivva With Love de Hideki Takeuchi, Don’t Call it Mystery-de Hiroaki Matsuyama e um foco sobre a pouquíssimo conhecida cinematografia do Cazaquistão com os filmes Goliath- Adilkhan Yerzhanov , em competição na Semana dos Realizadores, The Diamond Sword de  Rustem Abdrashev e de The Golden Throne de Rustem Abdrashev , ambos considerados uma nova versão da “Guerra dos Tronos” e Dawn of the Great Steppe de Akan Satayev.


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>