FantasPorto 2023 - Análise a 5 Grandes Destaques Do Festival

FantasPorto 2023 - Análise a 5 Grandes Destaques Do Festival
O Portal Cinema esteve no FantasPorto e tivemos a oportunidade de ver boa parte dos filmes em competição e fora de competição. Entre todos houve cinco que ficaram na retina e que, agora, fazemos questão de destacar


 Stone Turtle - Woo Ming Jin
Classificação: 4 Estrelas em 5

Para o Portal Cinema. "Stone Turtle" foi o melhor filme que passou pela Edição de 2023 do fantasPorto. Seleção do prestigiado Festival de Locarno, onde foi premiado pela crítica, "Stone Turtler" é um thriller malaio muito competente com notas sobrenaturais que nos remete para as histórias sobre loops temporais celebrizadas pelo clássico filme "Groundhog Day", com Bill Murray, de 1993. No filme, Zahara, uma refugiada sem nacionalidade, vive numa ilha remota na Malásia com a sobrinha da venda no mercado negro de ovos de tartaruga. Um dia chega um homem, Samad, que diz que anda a estudar as tartarugas e lhe pede ajuda. Zahara e Samad vivem então uma história cheia de duplicidade e decepção que se vai repetindo no tempo e onde o passado e o presente, bem como os fantasmas que trazem, vão-se misturando. "Stone Turtle" é um brilhante exercício por parte de Woo Ming Jin e, sem dúvida, um dos filmes malaios mais refrescantes e interessantes dos últimos anos, onde o suspense, o drama e até o terror se misturam na perfeição. 


Shepherd - Russell Owen
Classificação - 3 Estrelas em 5

Um dos melhores exemplos recentes do terror britânico, "Shepher" foi o Filme de Abertura do FantasPorto e um dos melhores filmes da seleção. Embora com várias lacunas, "Shepherd" entrega-nos uma história de terror sobrenatural curiosa que segue a história de Erik Black, um jovem viúvo que, ainda a recuperar da morte da sua esposa, aceita um trabalho como pastor numa remota ilha. A paisagem agreste irá curá-lo. Mas o seu esconderijo perfeito cedo se torna um pesadelo a que não pode fugir quando um espírito vingativo o segue e o vai confrontar com a sua própria sanidade.


Convenience Story - Satoshi Miki
Classificação: 3 Estrelas em 5

Uma das boas supresas nipónicas e deste grande certame, sendo um daqueles filmes independentes e surpreendes que representa na perfeição o espírito do FantasPorto. Sem grandes pretensões e um estilo que foge ao mainstream, "Convenience Story" é um thriller bizarro mas cativante cuja trama  segue um argumentista em crise que, devido à frustração profissional que o abala, abandona o cão da namorada num campo para não ter de tratar dele. Um dia depois, estando  arrependido, volta ao sítio onde o deixou, mas o cão desapareceu. Entra então numa loja de conveniência de uma estação de serviço que fica perto e entra nma realidade paralela, onde conhece uma mulher casada que vai desbloquear a sua criatividade...e prendê-lo num mundo bastante complexo.


Narcosis - Martijn de Jong
Classificação:3 Estrelas em 5

Filme candidato a nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro pela Holanda e vencedor do Melhor Filme no Netherlands Film Festival e Prémio do Público no festival de Thessaloniki, "Narcosis" é um poderoso drama sobre a perda que segue uma mulher que, após perder o marido, tem de lidar com o facto de o corpo nunca ter sido encontrado. Lidar com os dois filhos e as dificuldades económicas levam-na a reatar a sua actividade como vidente mas as escolhas não são fáceis. Para além de uma história forte e comovente, "Narcosis" brilha também graças à excelente interpretação de Thekla Reuten


Megalomaniac - Karim Ouelhaj 
Classificação: 3,5 Estrelas em 5

Vencedor do Grande Prémio da Competição de Cinema Fantástico do FantasPorto 2023, "Megalomaniac" destaca-se como um filme de terror diferenciado que efetivamente primou pela diferença e assume-se como um digno representante do lado mais bizarro, gore e criativo do certame. O FantasPorto tem o dom de nos apresentar a obras curiosas como esta que, provavelmente, nunca iremos ver nas salas de cinema ou sequer nas plataformas de streaming, mas que se destacam como um deleite de entertenimento para os fãs de terror e cinema fantástico. 

"Megalomaniac" segue a história dos irmãos Martha e Felix, duas mentes perturbadas qye vivem numa casa grande e velha que lhes foi deixada pelo pai, o notório Carniceiro de Mons. Além desta herança, Martha tenta proteger o irmão que é, como o pai, um serial killer. Abusada no trabalho, Martha tem de encontrar o equilíbrio entre a violência de Felix e os traumas na sua própria vida. 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>