Os Grandes Vencedores do FantasPorto 2023


O renovado Batalha CC foi o centro nevrálgico da 43ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto que termina amanhã com a exibição de grande parte dos filmes premiados. O Júri da secção de cinema fantástico constituído por LAWRENCE TROTT, escritor e realizador, MÁRTA BÉNYEI do National Film Institute da Hungria, SANDRA HENRIQUES escritora e critica de cinema e LUÍS ROSALES Director do mais antigo festival de cinema da Galiza decidiu atribuir os seus prémios dividindo-os entre o cinema Europeu e o Asiático. O filme português co-produzido com o Reino Unido, INCUBUS de TITO FERNANDES, presente no Porto, foi o vencedor do Grande Prémio da vertente dedicada às curtas-metragens no Fantasporto deste ano, tendo sido igualmente escolhido pelo Júri do Prémio de Cinema Português como o Melhor Filme a concurso. Neste filme uma mulher, na barcaça onde vive, é atormentada pelo medo em pessoa. O realizador trabalha em Hollywood e em Inglaterra e participou nos efeitos especiais de “Star Wars – The Force Awakens”, “Interstellar” e “The Dark Knight”.

No entanto foi MEGALOMANIAC , um filme belga de Karim Ouelhaj, realizador presente no festival com a produtora do filme, Florence Sâdi, que foi o grande vencedor do festival arrecadando três prémios. O Grande Prémio, a Melhor Realização e ainda o Prémio para a Melhor Actriz, (Eline Shumacher). Aqui os irmãos Martha e Felix vivem numa casa grande e velha que lhes foi deixada pelo pai, o notório Carniceiro de Mons. Além desta herança, Martha tenta proteger o irmão que é, como o pai, um serial killer. Abusada no trabalho, Martha tem de encontrar o equilíbrio entre a violência de Felix e os traumas na sua própria vida. 

Também SHEPHERD, o filme de Russel Owen, também ele presente no festival com o seu produtor, arrecadou os prémios de Melhor Actor (Tom Hugues) e ainda o de Melhor Fotografia. "Shepherd" é um dos melhores exemplos recentes do horror britânico. Perdido de dor pela morte da sua mulher que estava grávida, Erik Black volta à remota terra natal, aceitando um trabalho como pastor. A paisagem agreste irá curá-lo. Mas o seu esconderijo perfeito cedo se torna um pesadelo a que não pode fugir quando um espírito vingativo o segue e o vai confrontar com a sua própria sanidade. Com Tom Hughes, actor da série de televisão “Victoria” ( Prince Albert), e Greta Scacchi de “Brideshead Revisited”, actriz em cerca de 100 filmes. “Shepherd” estreou no BFI London Film festival.

Já o Prémio Especial do Júri foi para a inédita presença no Fantasporto de um filme de Taiwan. Foi ele DEMIGOD: THE LEGEND BEGINS de CHRIS HUANG WEN-CHANG. Quando ignora o conselho do seu mestre Eight-Toed Qilin, o novato das artes marciais Su Huan-Jen é apanhado no meio de uma perigosa luta pelo poder. Metido numa conspiração que mesmo o seu mestre não consegue resolver, Su Huan-Jen tem de reverter a maré e fazer parar o maléfico senhor de uma vez por todas. A excelência da animação num filme feito de beleza e artes marciais. Já o Prémio para o Melhor Argumento foi para o japonês CONVENIENCE STORY de SATOSHI MIKI no qual um argumentista em crise, abandona o cão da namorada num campo para não ter de tratar dele. Arrependido, volta ao sítio onde o deixou, mas o cão desapareceu. Entra então numa loja de conveniência de uma estação de serviço que fica perto. Uma realidade paralela o espera, assim como uma mulher casada que vai desbloquear a sua criatividade. Uma história da imaginação muito original e inesperada. O Júri atribuiu ainda a sua Menção Honrosa a STONE TURTLE de WOO MING JIN, filme vindo da Malásia onde Zahara, uma refugiada sem nacionalidade, vive numa ilha remota com a sobrinha da venda no mercado negro de ovos de tartaruga. Um dia chega um homem, Samad, que diz que anda a estudar as tartarugas e lhe pede ajuda. Zahara e Samad vivem então uma história cheia de duplicidade e decepção. 

O Juri Internacional da Semana dos Realizadores composto por ANTHONY WALLER (UK) Realizador de “An American Werewolf in Paris” e “Mute Witness”, PEDRO FARATE (Portugal) Director de Fotografia, MARINA ANNA EICH  (Alemanha) actriz e produtora e ISABEL PINA (Portugal) realizadora, decidiram atribuir o principal prémio da secção a NARCOSIS, filme candidato a nomeação aos Óscares pelos Países Baixos, vencedor do International Panorama no Festival de Cairo, Melhor Filme no Netherlands Film Festival e Prémio do Público no festival de Thessaloniki. Nesta obra uma mulher perde o marido e tem de lidar com o facto de o corpo nunca ter sido encontrado. Lidar com os dois filhos e as dificuldades económicas levam-na a reatar a sua actividade como vidente mas as escolhas não são fáceis. Com um olhar seguro sobre a perda e uma excelente interpretação de Thekla Reuten, a actriz de “Marionette”, apresentado no Fantasporto de 2021 onde venceu o Prémio de Melhor Actriz, “Narcosis “ é a primeira longa-metragem do realizador. 

 Já o PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI foi entregue a KAYMAK de Milcho Manchevski uma co-produção Dinamarca, Países Baixos, Croácia e Macedónia do Norte  Retratos da vida quotidiana e dos extremos a que pode chegar e uma história de amor irreverente e comovedora que esconde problemas mais profundos. A mulher rica que quer um filho, a amante que deseja mais, o guarda que encontra a felicidade, a deficiente que vai para a cidade e conhece outros modos de vida. Ou, como diz o realizador, dois casais são decentes no início e felizes no fim. Mais um exemplo do grande cinema de Milcho Manchevski, vencedor do Festival de Veneza e já homenageado no Fantasporto. 

Também destaque para uma menção especial a THE GRANDSON de Kristóf Deák (Hungria). A primeira longa-metragem vinda de um vencedor de um Óscar pela melhor curta documental em 2017 com “Sing”. O que começa como uma história sobre a exploração de velhos e esquemas por telefone para lhes roubar dinheiro, leva a outras histórias do passado. Rudi e o avô têm uma ligação muito profunda. Quando o avô é vítima de um esquema cruel, Rudi decide que não vai deixar os criminosos escapar. Um grito contra o abandono dos mais velhos. 

KARGO realizado por T.M. Malones das Filipinas, IMMERSION de Takashi Shimizu do Japão e LIFE OF MARIKO IN KABUKICHO de Eiji Uchida e Shinzô Katayama do Japão venceram, respetivamente, os prémios Melhor Filme Orient Express, Prémio da Crítica e Prémio do Público.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Apenas uma pequena correcção: "NARCOSIS" é um filme dos Países Baixos.

    ResponderEliminar

//]]>