Inspirado Em Obra de Mia Couto, Nayola Chega aos Cinemas em Abril - Uma Celebração da Cultural Angolana e da Animação Nacional

 

Inspirado na peça "A Caixa Preta" de Mia Couto e José Eduardo Águalusa e com argumento de Virgílio Almeida, "NAYOLA", do realizador José Miguel Ribeiro (vencedor do Cartoon d’Or® – ‘A Suspeita’) é um filme de animação sobre o impacto da Guerra Civil Angolana na vida de três gerações de mulheres da mesma família. Com antestreia em Angola a 25 de fevereiro, esta história de amor inabalável, chega aos cinemas portugueses a 13 de abril.
"Nayola", a primeira longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro (vencedor do Cartoon d’Or® – ‘A Suspeita’) conta a história de 3 gerações de mulheres angolanas: Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta), no período pós-independência de Angola. Esta coprodução entre Portugal, França, Bélgica e Holanda, passa-se em dois períodos temporais distintos: em 1995, acompanhando a busca de Nayola pelo marido desaparecido em combate; e em 2011, quando Lelena e Yara são assaltadas em casa por um misterioso mascarado armado. Yara é a personagem que situa o espectador no tempo. Com 16 anos, a mais nova das três mulheres, vive com a avó Lelena e com a esperança de ver os pais regressarem da Guerra. Abrangendo a fase final da Guerra Civil Angolana e os primeiros anos de paz no país, este filme representa uma ligação com a nação africana:  todos os atores, todas as personagens, todas as vozes são angolanas e gravadas em Angola. ‘NAYOLA’ conta com a voz e canções de Bonga e com a rapper angolana Medusa, que dá voz a Yara.
O filme demorou 9 anos para ser concluído, desde a ideia, os primeiros desenhos, a escrita do guião, o desenvolvimento, a montagem financeira, a gravação das vozes, a animação, a pós-produção e, por fim, o som. A primeira exibição aconteceu em junho de 2022, quando o filme integrou a seleção oficial do Festival Internacional de Annecy, em França. cDurante o último ano percorreu o mundo com seleções oficiais em mais de 30 festivais internacionais (abriu a 42ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação, em Bruxelas, em fevereiro) e ganhou 9 prémios, entre os quais: Melhor Longa Metragem de Animação no Festival Internacional de Guadalajara no México, Prémio do Público na Mostra de S. Paulo no Brasil, Melhor Longa Metragem no Anim'est na Roménia e Melhor Longa Metragem no Manchester Animated Film Festival no Reino Unido. Conjugando a animação 2D e 3D, valeu a José Miguel Ribeiro a nomeação de ‘Realizador do Ano’ nos Cartoon Movie® 2023. "Nayola" é uma história de amor e de laços inquebráveis, ligados por uma canção de esperança num mundo melhor. Após nove anos de trabalho, a co-produção com a Bélgica, Países Baixos e França chega a 13 de abril às salas de cinema portuguesas. 

Sinopse: As vidas, os sonhos e os segredos de três mulheres, Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta) cruzam- se em dois tempos narrativos, distanciados catorze anos. No passado, Nayola parte à procura do marido, desaparecido em combate na guerra civil angolana, e envolve-se numa busca errática, audaz e mágica. No presente, Yara é uma jovem rapper e activista dos direitos humanos, perseguida pela polícia nas ruas de Luanda, o que causa grande inquietação a Lelena. Uma noite, avó e neta sofrem uma dupla ameaça, primeiro um misterioso mascarado armado invade-lhes a casa, depois a polícia faz uma rusga no musseque para prender Yara...

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>