As Curiosidades e o Percurso da Saga Gritos | Scream

O Percurso e as Curiosidades de Gritos | Scream

"Gritos" ou "Scream" é uma das sagas com maior sucesso no mundo do terror! Já com cinco filmes (o quinto estreia a 20 de Janeiro em Portugal) e uma série de televisão (com três temporadas), "Scream"/ "Gritos" nasceu em 1996 com o lançamento do primeiro filme. Mas foi no início década que a história de "Gritos" começa, nomeadamente quando Kevin Williamson escreveu o argumento. Este, originalmente intitulado de "Scary Movie", teve como inspiração a saga "Halloween" e os crimes reais do Gainesville Ripper. A Dimension Films acabou por comprar os direitos sobre o argumento e avançou com a produção do filme em parceria com a The Weinstein Company, que mais tarde viria a alterar o nome para "Scream"/ "Gritos". 

Para além de Williamson, a outra mente criativa por detrás de "Gritos"/"Scream" é o iconico cineasta Wes Craven, realizador das quarto primeiras entregas cinematográficas. Foi Bob Weinstein que inicialmente se aproximou de Craven para que este pudesse assumir a direção, isto porque ficou muito agradado com os seus filmes anteriores e acreditava que Craven era o realizador ideal para assumir um argumento polémico. Por esta altura, Craven estava a pensar fazer uma pausa do mundo do terror, mas acabou por aceitar o projeto após ver o potencial da saga. Robert Rodriguez, Danny Boyle, George A. Romero e Sam Raimi também foram abordados, mas a decisão final recaiu mesmo sobre Wes Craven que, assim, não deixou o género que mais amava, mas também ganhou carinho por uma saga em que viria a investir muito do seu tempo nos próximos anos. 

Pese embora algumas problemas de produção, que envolveram problemas com a Motion Picture Association of America e com locais de filmagens, "Gritos"/ "Scream" acabou mesmo por chegar aos cinemas em 1996 e tornou-se num sucesso imediato nas bilheteiras. Ao todo arrecadou mais de 170 milhões de dólares, isto em cima de um orçamento 16 milhões de dólares. Hoje em dia este primeiro capítulo permanece como um dos filmes icónicos entre os slashers, um subgénero do terror.


O Percurso e as Curiosidades de Gritos | Scream


Neve Campbell, Courtney Cox e David Arquette lideraram o elenco deste primeiro filme e todos eles acabaram por entrar nos próximos quatro filmes. Por esta altura, Cox já começava a ganhar mediatismo com a série "Friends" e Neve Campbell já era uma jovem promessa em Hollywood, mas Arquette teve com "Gritos" a sua primeira oportunidade. Este trio é, sem dúvida, a espinha dorsal da saga no cinema, mas pelo elenco dos filmes "Scream"/"Gritos" passaram várias estrelas de renome de Hollywood, como Drew Barrymore, Liev Schreiber, Matthew Lillard, Rose McGowan,Skeet Ulrich, Timothy Olyphant, Jada Pinkett Smith, Patrick Dempsey, Parker Posey, Emily Mortimer, Carrie Fisher (Cameo), Emma Roberts ou Hayden Panettiere. 

Um ano após a estreia de "Gritos"/"Scream" foi lançada a sequela e a trilogia terminou  em 2000 com um capítulo que se julgava ser o final. Mas no terror o fim nunca é eterno e, então, onze anos depois a saga regressou aos cinemas com um novo capítulo que pretendia lançar uma nova série de filmes. Pese embora as boas intenções, "Scream 4" não teve a receção esperada nos cinemas e, apesar de ter obtido 97 milhões de dólares nas bilheteiras, acabou por ter um ratio lucro/ custo mais curto da saga.  

Entre o lançamento do quarto e, agora, do quinto capítulo, a saga chegou também à televisão por via de uma série com três temporadas que seguiu a fórmula das obras cinematográficas, mas ambientada noutras localizações. A história das duas primeiras temporadas desenrolou-se na cidade fictícia de Lakewood, já a terceira é ambientada em Atlanta. A fórmula é a mesma, bem como o figurino do vilão, mas a série deixou de parte algumas referências aos filmes. 

Não poderíamos deixar de referir o Ghostface! Como surgiu o figurino deste vilão? A máscara que tem aterrorizado milhões desde 1996 foi desenvolvida pela primeira vez para lojas de fantasias entre 1991 e 1992, como parte de uma série intitulada "Fantastic Faces". Após ter sido descoberta por uma pessoa ligada ao filme, a máscara foi entregue a Cravem que aprovou o seu design e tentou obter os direitos de utilização junto da Fun World, algo que conseguiu. Como se pode perceber pelo design, a Máscara do Ghostface  tem como referência a icónica pintura de Edvard Munch intitulada "O Grito".

A 9 de Março chegará aos cinemas o sexto capítulo de "Gritos"/"Scream" que continua a saga da nova geração iniciada por "Gritos" | "Scream 5" e que marcou a despedida (uma permanente, outra ainda temporária) de dois dos três astros da saga original. Espera-se que este sexto capítulo consiga imitar o sucesso da entrega anterior. Uma curiosidade é que este é o segundo filme cuja história se desenrola numa das grandes cidades americanas. Importa recordar que história de "Gritos 3"decorreu em Los Angeles, já esta decorrerá em Nova Iorque. É de desejar que este sexto filme tenha mais sorte e sucesso que a obra que encerrou a trilogia original. 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>